A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Alimentos

Pelo de roedor em extrato de tomate da Heinz leva à retirada de lote do mercado

18 jul 2016
Há três anos, a PROTESTE também havia constatado o problema em ketchup da marca. Agora há níveis maiores de tolerância para matérias estranhas.
Mesmo com os critérios menos rígidos quanto a tolerância de fragmentos de insetos e pelos de roedor em produtos derivados de tomate, a Heinz voltou a ter esse problema em produtos da marca, como anteriormente foi detectado em ketchup pela PROTESTE Associação de Consumidores.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou no último dia 15 o recolhimento no mercado do lote L06, com validade até abril de 2017, do extrato de tomate Heinz, fabricado em Goiás.

As análises determinando o recolhimento foram baseadas na resolução RDC 14/2014, que define limites maiores de tolerância para matérias estranhas em alimentos e bebidas. Para produtos derivados de tomate, é tolerado 1 em 100g; canela em pó, 1 em 50g; chocolate e produtos achocolatados, 1 em 100g.

Fragmentos de insetos e pelos de roedores são problemas frequentes detectados em testes de alimentos realizados pela PROTESTE. Na legislação anterior a presença de pelos de roedores, independente da quantidade, tornava o produto impróprio para consumo humano. 

Em 2013, análise da PROTESTE encontrou três pelos de roedor em uma amostra de 100 gramas do ketchup da Heinz, importado do México. O produto, um pote de 397 gramas do lote 2C30, foi adquirido em dezembro de 2012 em um mercado de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Em 2012, a Associação também detectou a presença de pelo de roedor em três amostras de uvas passas e castanha do Pará sem casca, em teste com produtos adquiridos em São Paulo. E em testes de ketchup e molho de tomate, realizados em anos anteriores, o problema também foi detectado.

A presença de pelos de roedores nos alimentos evidencia grave falha na implementação das boas práticas de fabricação. Os roedores (rato, ratazana e camundongo) são reconhecidamente vetores mecânicos – animais que veiculam o agente infeccioso desde o reservatório até o hospedeiro potencial, agindo como transportadores de tais agentes, carregando contaminantes para os alimentos. Eles são potenciais transmissores de doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis por roedores.

Nota de esclarecimento do fabricante: 

"A Kraft Heinz Brasil informa que o processo divulgado no Diário Oficial da União refere-se a um caso ocorrido em julho de 2015, quando a empresa foi notificada pela Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais. Na ocasião, a companhia recolheu imediatamente as embalagens de extrato de tomate do lote 06, validade 04/2017 disponíveis no comércio de todo o País. Por esse motivo, a Kraft Heinz reitera que não há qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje. Cumpridas as determinações, o processo administrativo foi encerrado pela autoridade competente por meio de notificação e publicação desta decisão no órgão oficial de imprensa do estado de Minas Gerais.

A empresa esclarece que a presença de fragmentos microscópicos é intrínseca a alimentos naturais como o tomate, porém a acidez do produto (pH) aliada às altas temperaturas controladas no processo produtivo eliminam qualquer risco ou prejuízo à saúde humana.

A companhia declara que adota rigoroso controle de qualidade em todas as etapas da produção, desde a escolha de fornecedores, processo produtivo e distribuição final dos seus produtos. Internamente, possui diversos mecanismos que avaliam de forma constante suas boas práticas de fabricação dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade próprio e aplica ferramentas de segurança alimentar para anular qualquer risco de contaminação em seus alimentos.

A Kraft Heinz Brasil reafirma seu total respeito, transparência e compromisso com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos, comprovada e reconhecida em todo o mundo."