Transporte

PROTESTE cobra soluções para problemas no serviço de recarga do Bilhete Único em São Paulo

22 jan 2016
É pedido providências para minimizar os transtornos provocados pela redução dos postos de recarga.
A PROTESTE Associação de Consumidores enviou ofício ao Governo do Estado de São Paulo, à Prefeitura de São Paulo, SPTrans e Secretaria Estadual de Transportes, cobrando ações para solucionar o problema da falta de postos de recarga do Bilhete Único nas estações de metrô e terminais de ônibus em São Paulo.

No ofício, a Associação também pede que seja disponibilizado, imediatamente, informativos com indicação dos pontos oficiais de recarga mais próximos em todas as estações e terminais afetados.

"O consumidor não pode arcar com os prejuízos causados pela interrupção do serviço e é dever da prefeitura e do governo solucionar o problema o quanto antes, já que grande parte da população utiliza o metrô ou ônibus como meio de transporte", avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

No documento, a Associação destaca que os usuários não foram notificados previamente sobre o fim das atividades da rede Ponto Certo, empresa responsável pelo sistema de recargas do Bilhete Único na cidade; e tampouco foram implementadas alternativas para minimizar os transtornos, desrespeitando o direito à informação e a eficaz prestação dos serviços públicos, previsto no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor.

Com a redução das cabines de recarga, os usuários são obrigados a enfrentar longas filas nos guichês das estações e terminais. As máquinas de autoatendimento, que também foram reduzidas, em muitos casos encontram-se danificadas e forçam o usuário a comprar o bilhete físico do metrô ou a pagar a tarifa de ônibus em dinheiro, perdendo o benefício da integração. Ou a procurar postos de recarga fora das estações e terminais.

Os serviços de recarga do Bilhete Único foram suspensos pela rede Ponto Certo desde julho do ano passado. Inicialmente, a empresa retirou as cabines com funcionários e em dezembro, retirou também as máquinas de recarga automática das estações do metrô e terminais de ônibus. A empresa optou por não renovar o contrato, alegando que não há reajuste nas comissões pagas pelo Metrô e a SPTrans desde 2011.