A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Saúde

PROTESTE lança Guia do Envelhecimento Saudável

27 set 2016
Publicação online gratuita mostra como desfrutar das experiências e da maturidade com mais saúde e qualidade de vida.

O Dia do Idoso é comemorado no próximo sábado, 1º de outubro, e para marcar a data a PROTESTE Associação de Consumidores está lançando o Guia do Envelhecimento Saudável. A publicação online mostra como desfrutar das experiências e da maturidade com mais saúde e qualidade de vida. O guia pode ser baixado gratuitamente aqui.

O Brasil apresenta uma sociedade com idade cada vez mais avançada, reflexo do aumento da expectativa de vida, de melhores condições econômico-sociais e dos avanços no campo da saúde.

A maioria dos idosos sofre de mais de uma doença crônica, mas tem como viver melhor investindo em atividades físicas, intelectuais, profissionais e afetivas.

Antes mesmo do Estatuto do Idoso, que completa 13 anos no dia 1º, o Código de Defesa do Consumidor já estabelecia normas para evitar o desrespeito a esses cidadãos.

No artigo 39, explicita-se o que está vedado ao fornecedor de produtos ou serviços. Inclusive, "prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços".

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, haverá cerca de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos e o Brasil precisa se preparar para atendê-los. Os brasileiros idosos gastam principalmente com alimentos, remédios, planos de saúde, luz, telefone e viagens.

"Cidadania não tem idade. Felicidade também não é atributo exclusivo da juventude", destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE, para quem a longevidade é uma bênção, desde que criemos uma estrutura para esta faixa etária.

O Estatuto do Idoso foi um importante passo nesse sentido, bem como o Código de Defesa do Consumidor. "Temos, contudo, de fazer com que as leis se tornem realidade, porque executar é bem mais difícil do que legislar. Ou seja, os direitos têm de sair do papel e ser constantemente aperfeiçoados", afirma Dolci.

No guia há dicas de prevenção à saúde, alimentação saudável, como manter a casa segura, e detalhes do Estatuto do Idoso. O projeto Idoso Bem Cuidado, lançado recentemente pela Agência Nacional de Saúde (ANS), também vai nessa linha de prevenção e contará com a participação voluntária de operadoras e prestadores de serviço. 

Ele prevê a adoção de medidas na área do envelhecimento ativo, da qualidade da atenção à saúde, dos custos e gastos em saúde e da remuneração de prestadores. A ideia do projeto surgiu da necessidade de melhorar o cuidado aos idosos que possuem planos privados de saúde no Brasil e da necessidade de debater e reorientar os modelos de prestação e remuneração de serviços na saúde suplementar, visando à melhoria da qualidade da atenção e à implementação de estratégias de sustentabilidade do setor.

O modelo proposto é composto por cinco níveis hierarquizados de cuidado: (1) acolhimento, (2) núcleo integrado de cuidado, (3) ambulatório geriátrico, (4) cuidados complexos de curta duração e (5) cuidados de longa duração.