Tecnologia

PROTESTE notifica Samsung por encerramento de plataforma interativa para Smart TVs

12 abr 2016
Consumidores não foram esclarecidos sobre o tempo de uso do serviço no momento da compra.
A PROTESTE Associação de Consumidores enviou notificação à Samsung nesta segunda-feira (11), pedindo a reativação da plataforma interativa "Painel Futebol" para todos os consumidores que compraram Smart TVs com esta função.

Os consumidores não foram avisados, antes da compra, sobre o encerramento do serviço "Painel de Futebol", o que na avaliação da PROTESTE, trata-se de prática abusiva.

"O agravante é que TV não é um produto trocado com a rapidez de um celular, por exemplo. Não é admissível o consumidor investir alto em uma TV para ter acesso a aplicativos com data de validade", critica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Omitir informações sobre o encerramento de serviços é caracterizada como publicidade enganosa, de acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor. A empresa tem o dever de agir com a boa-fé objetiva, esclarecendo os consumidores sobre o tempo de utilização da plataforma no ato da compra, conforme determina o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. Em muitos casos, o acesso ao serviço foi o principal motivo para a compra da Smart TV.

A Samsung retirou o suporte ao aplicativo "Painel Futebol", usado como chamariz pela empresa para vender TVs, e os clientes foram surpreendidos com o aviso da suspensão do serviço apenas um mês antes do encerramento.

O "Painel Futebol" é uma plataforma interativa disponibilizada para toda a linha de Smart TVs da Samsung lançadas em 2014. Os consumidores podiam escolher até seis seleções ou times de sua preferência e ter acesso aos resultados dos campeonatos disputados, notícias sobre os clubes, vídeos com os melhores momentos das partidas disputadas, além de notícias sobre os campeonatos, estatísticas, escalações e calendário dos próximos jogos. A Smart TV também possibilitava rever os lances dos times, que eram gravados por meio da plataforma.

Além da Samsung, outros fabricantes não têm atualizado os aplicativos de entretenimento e serviços interativos. Com a ausência das atualizações, o consumidor tem vários problemas, como não conseguir fazer ligações pelo Skype, acessar o Facebook, ou assistir a filmes e jogos online.