A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

PROTESTE pede retirada do mercado de fogão perigoso

19 jul 2016
Superaquecimento do vidro do forno pode causar queimadura se consumidor tocar nessa parte.
Após constatar o risco de queimadura grave num dos fogões testados este mês e preocupada com a segurança dos usuários, a PROTESTE Associação de Consumidores está pedindo ao Ministério Público a retirada do mercado do modelo da Mueller, o Destro Sorella de 3 bocas. 


Ele foi eliminado do teste por problema de alta temperatura na tampa do vidro do forno, que atingiu 110ºC durante o ensaio no laboratório, com uma elevação de temperatura acima de 80ºC permitida pela norma utilizada para certificação do produto. O consumidor pode ter grave queimadura se tocar nessa região, mesmo involuntariamente, durante o uso do forno.

A PROTESTE pede ao Ministério Público Federal e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, para que exijam do fabricante o recall para quem já utiliza esse forno reprovado no teste e adotem as providências cabíveis para que o risco de falta de segurança não continue a ocorrer.

Para testar a segurança térmica foi usada norma brasileira. O forno foi ligado em 200ºC e os queimadores foram simultaneamente acesos para medir e avaliar se houve aumento excessivo da temperatura na tampa de vidro e nos metais do painel. 

A avaliação comprovou a necessidade da fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, qualidade e Tecnologia (Inmetro) quanto ao cumprimento das normas atuais, e de regras mais rígidas quanto a temperatura máxima admitida nas partes frontais e laterais dos fogões.

O Inmetro já vem promovendo mudanças que tendem a aumentar o nível de segurança dos produtos, tornando a norma mais rígida em determinados pontos. Para 2017 está prevista como temperatura máxima permitida na tampa de vidro 60ºC, mais a temperatura ambiente. Hoje é de 80ºC, mais a temperatura ambiente. O processo de avaliação da conformidade também mudou com expectativa de que haja maior controle sobre a fabricação dos produtos.