#content#
Rotulagem das capsulas de café não informam descarte correto após uso, constata PROTESTE
19 dez 2016Análise feita pela PROTESTE Associação de Consumidores constatou que as embalagens de cápsulas de café de três marcas: Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações, não informam o consumidor como descartar corretamente após o uso, observando as obrigatoriedades do PNRS (Plano Nacional de Resíduos Sólidos).
Na avaliação de rotulagem de produtos ficou evidenciado que nenhuma das 3 empresas avaliadas cumpre a legislação de Logística Reversa. Não há informação específica de onde e como realizar o descarte e seus benefícios para a sociedade e ao meio ambiente. E apenas a Nespresso já conta com um sistema de coleta próprio, mas que não é comunicado adequadamente para seus clientes.
Reciclar é mais trabalhoso, porém necessário. As cápsulas são feitas de material plástico/ ou alumínio, a tampa de alumínio e o café é material orgânico, e normalmente todos vão juntos para o lixo comum. Já que não são todos os lares que dispõem de uma coleta seletiva.
Nespresso: Nenhuma das embalagens vendidas nas lojas da Nespresso contém as informações obrigatórias para indicar o descarte correto das embalagens quanto das cápsulas de café. Todas as informações contidas na embalagem indicam as informações do fabricante, de validade e outras que também são obrigatórias, porém, nada com relação ao descarte. Ela indica que o conteúdo é de alumínio, mas não diz a maneira correta e o local correto de destinação. Se essas cápsulas forem destinadas apenas como alumínio, a probabilidade de não se reaproveitar o material em etapas de reciclagem é muito grande.
Um ponto positivo é que todas as lojas da Nespresso têm um ponto de coleta das cápsulas. Isso é ótimo, pois toda vez que o consumidor quiser comprar novas cápsulas, ele poderá se desfazer corretamente do produto utilizado. Neste aspecto a Nespresso já está atuando de acordo com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas a comunicação destas informações com o consumidor final é quase inexistente. Estas informações estão contidas no site e são dadas pelos funcionários, mas apenas nos casos em que eles são questionados.
Dolce Gusto: A Dolce Gusto também não disponibiliza nenhum tipo de informação com relação ao descarte de sua embalagem e de suas cápsulas. Todo processo fica a cargo do consumidor que, na maioria das vezes, não sabe o que fazer e descarta no lixo comum. O site da empresa não é muito claro e informa sobre os programas de reciclagem europeus, mostrando que a preocupação com o cumprimento das leis brasileiras ainda está longe de ser uma prioridade. Existe um canal de busca para local de descarte, mas a busca não é fácil e nem sempre se encontra locais perto de sua residência mesmo em grandes cidades como o Rio de Janeiro. Como não tem loja própria, a busca não é tão simples.
Três Corações: A Três Corações também não disponibiliza nenhum tipo de informação com relação ao descarte de sua embalagem e de suas cápsulas. O site da empresa não traz qualquer informação sobre programas de reciclagem, que demonstra total despreocupação com o cumprimento das leis brasileiras. Não há nem um canal de comunicação para ajudar o consumidor, e pela busca no site nada é informado sobre o assunto.
Seja qual for o tipo de resíduo produzido, materiais de embalagem ou de resíduos originados todos os dias, reduzir os impactos está em nossas mãos: caixas devem ser colocadas no recipiente adequado para papel / cartão de reciclagem; cápsulas de café podem ser entregues nas lojas para reciclagem ou, se você não tem esta possibilidade, coloque as cápsulas no recipiente específico para o plástico ou de reciclagem de metais. Não se esqueça: não fazer isso não é uma opção!