Produtos

Vai aproveitar as liquidações? Cuidado com falsas promoções.

26 dez 2016
PROTESTE dá dicas e lembra que compras por impulso são vilãs que podem comprometer o orçamento familiar.

Quem conseguiu deixar uma sobra financeira para Janeiro pode aproveitar as típicas promoções do varejo promovidas para por fim ao estoque que restou do Natal. Enfrentar tumultos e carregar pesados produtos em mãos porque não é feita entrega da compra, fazem parte da rotina dos consumidores que se aventuram em busca dessas ofertas.

A PROTESTE Associação de Consumidores recomenda cautela para que o esforço realmente compense. É importante estar atento e adquirir somente itens realmente necessários por preços justos, e que correspondam à oferta ou à publicidade.

O recomendável é comparar os preços para avaliar se realmente  há vantagem  ou se é apenas propaganda enganosa para levar os clientes às lojas. Os anúncios chegam a apontar produtos com desconto de até 70%, mas é preciso ver se o abatimento não é sobre preços inflados.

Muitas vezes, são ofertas que não justificam a ida à loja. São descontos sobre preços inflados. Ou em produtos que não interessam ao consumidor, porque, por exemplo, no caso de roupas, que não fazem parte das coleções da estação. Se você for um comprador (a) compulsivo é bom passar longe das promoções para não adquirir o que não precisa e que não vai usar.

Verificar o preço e as condições de pagamento são fundamentais. Aproveitar uma oferta e parcelar no rotativo do cartão de crédito ou usar cheque especial seria um erro e tanto. Que encararíamos mensalmente, ao longo de 2017.

Para garimpar boas ofertas no mercado e tirar proveito das liquidações siga as dicas:

• Faça pesquisa de preço para verificar se não se trata de "falsa liquidação", o que acontece com mais freqüência do que se pode imaginar. Na vitrine tudo induz a acreditar em produtos e preços ótimos, mas ao entrar na loja o consumidor verifica que não é bem assim.

• Não compre por impulso, só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade para você. Compras por impulso são vilãs que podem comprometer o orçamento familiar.

• Não tenha pressa na compra para poder avaliar e escolher com cuidado os produtos. No caso de roupas prefira modelos mais clássicos e cores neutras.

• Veja se compensam as promoções do tipo "pegue dois, leve três", ou que dêem brindes, descontos em segunda compra, sorteio de prêmios, etc.

• Tenha cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição. Lembre-se que não poderá trocar, por isso, confira se não há defeitos que comprometam a utilização.

• Pesquise os preços em vários estabelecimentos e defina, em casa, o que deve ser comprado. Um bom aliado disso são os anúncios em jornais, rádios ou tevês, que deverão ser guardados. O material publicitário poderá auxiliar numa eventual reclamação contra a empresa, caso não haja o cumprimento da oferta.

• No caso de produtos com pequenos defeitos - roupas com manchas, descosturadas ou eletrodomésticos com partes amassadas, ou ainda, móveis de mostruário - você deve exigir que a loja coloque na nota fiscal, os problemas apresentados, detalhando-os.

• Aparelhos de alta tecnologia têm de ser muito bem avaliados. Por exemplo, pode haver smartphones em oferta, que está sendo substituído por outro, mais atualizado. Avalie se vale investir em uma compra assim.