A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Alimentos

Aprenda a ler corretamente o rótulo dos alimentos, com as dicas da PROTESTE

27 set 2017
Embalagens podem conter armadilhas que levam o consumidor ao engano

Não é novidade que boa parte dos alimentos vendidos no mercado possui ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde e com tantos produtos disponíveis é possível que o consumidor se confunda na hora das compras.

É preciso atenção, já que muitos rótulos de alimentos, por exemplo, podem afirmar que determinado produto é zero açúcar, porém ele pode conter ingredientes como xarope de milho ou maltodextrina, que também são açúcares, na sua composição.

Esses outros tipos de açúcares podem trazer tantos efeitos negativos quanto à sacarose (do açúcar cristal, por exemplo). A coordenadora do Centro de Competência em Alimentação e Saúde da PROTESTE, Pryscilla Casagrande, explica que as armadilhas presentes nas embalagens de produtos podem oferecer nomenclaturas diferentes para atrair os consumidores desinformados.

Segundo a coordenadora, conferir os rótulos e saber interpretá-los é fundamental para o consumidor descobrir o que de fato está levando para casa. O primeiro passo é verificar a data de validade e, em seguida, a lista de ingredientes, que está disposta em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é que está presente em maior quantidade no alimento.

O próximo item a ser verificado é a tabela nutricional. Esta deve apresentar obrigatoriamente o valor energético e os teores de carboidratos, proteínas, gorduras (totais, saturadas e trans), fibras e sódio que os produtos oferecem. “Esses teores são calculados para uma porção caseira do produto e relacionados ao valor diário recomendado do nutriente para uma dieta média de 2 mil calorias”, detalha Pryscilla.

Para a proteção dos consumidores que têm algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, tais como glúten e/ou lactose, a atenção deve ser redobrada. É preciso estar bem visível nos rótulos todas as informações necessárias para facilitar a compreensão. “A nova legislação determina que os rótulos dos alimentos e das bebidas destaquem a presença de alergênicos com uma nomenclatura acessível à população", ressalta a coordenadora.

No caso dos celíacos, por exemplo, vale estar atento aos avisos de “contém Glúten” ou “não contém Glúten”.

FIQUE ATENTO COM OS DADOS NECESSÁRIOS NO RÓTULO:

Nome do produto: Polpa de tomate ABCDE, por exemplo.

Lista de ingredientes: Matérias-primas usadas na produção do alimento.

Conteúdo líquido: Quantidade que o produto apresenta em g ou ml.

Origem do produto: Local de fabricação, seja no Brasil ou no exterior.

Identificação do lote: Código que facilita o rastreamento do alimento.

Prazo de validade: Data limite ou período seguro para o consumo.

Advertências para alergênicos: Aviso visível após a lista de ingredientes, em caixa alta e negrito, sobre a presença dos principais alergênicos, alimentos que causam alergia, (ALÉRGICOS: CONTÉM/ ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE) ou risco de estar contido (ALÉRGICOS: PODE CONTER).

Advertências para celíacos: Aviso visível sobre a presença ou ausência do glúten.

Advertências para intolerantes à lactose: Até 2019, os rótulos de alimentos e bebidas deverão trazer a declaração “Contém lactose” imediatamente após ou abaixo da lista de ingredientes com caracteres legíveis.

Tabela nutricional: Teores nutricionais em g ou mg e % de valores diários recomendados para uma medida padrão.


INFORMAÇÕES QUE OS RÓTULOS NÃO PODEM TER

Destacar componentes próprios do alimento: Óleo sem colesterol e água de coco sem gordura.

Propriedades sem comprovação: Por exemplo: "Seca a barriga".

Alegações que induzem ao erro: Caseiro, natural e original.