A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Tecnologia

Conheça os melhores serviços de streaming musical, segundo teste da PROTESTE

14 mar 2017
Foram onze critérios de avaliação, desde qualidade do som até aba de ajuda.

Não só de séries vive o streaming. Serviços de música online como o Spotify representam um dos mercados com maior crescimento do setor de entretenimento. Atualmente existem mais de 360 sites de música atendidos por gravadoras em todo o mundo. A economia está finalmente se adaptando à era digital, e o que antes era prejudicado por downloads ilegais, agora gera lucros. De acordo com o jornal francês Le Monde, o streaming musical está recuperando as perdas provocadas pela queda de vendas de CDs e DVDs para a pirataria. Só ano passado, por exemplo, a receita com direitos musicais cresceu 4,4%, chegando à US$ 15 bilhões. A importância dessa plataforma já foi reconhecida. Nos Estados Unidos, os discos de ouro e platina passaram a levar em consideração as músicas ouvidas por streaming e não apenas as tradicionais vendas físicas.

Com o crescimento desse serviço, a PROTESTE Associação de Consumidores fez um teste para avaliar os melhores entre os disponíveis para o consumidor. Para o teste, foram selecionados os aplicativos mais usados pelos brasileiros: Spotify, Deezer, Napster, Apple Music, Tidal, Google Play Music e Groove. Em alguns critérios, foi diferenciado o aplicativo de smartphone e site, pois a plataforma pode ter algumas mudanças. Todos os citados podem ser ouvidos via Android e IOS, e apenas o Apple Music não pode ser utilizado via web player.

O teste usou onze critérios de avaliação: mensalidade (valor), qualidade do áudio, músicas, ajuda e suporte, segurança, facilidade de uso, busca, compartilhamento, opções de organização, player e estilos musicais do Brasil. Esse último leva em consideração a disponibilidade e playlists dos estilos musicais preferidos pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope em 2013: sertanejo, MPB, samba, forró e rock (respectivamente).