Produtos

Crianças ganham mais segurança por ação da PROTESTE

11 out 2017
Associação conquista obrigatoriedade do ISOFIX em cadeiras infantis de carros

Após realizar testes que mostraram a eficiência do dispositivo ISOFIX, de ancoragem das cadeiras infantis em veículos, a PROTESTE, Associação de Consumidores, conquistou a obrigatoriedade do sistema em cadeirinhas de carro. A medida, que foi regulamentada pelo Denatran, valerá a partir do ano que vem para modelos novos fabricados no país e após 2020 para qualquer veículo vendido no mercado brasileiro.

Para quem desconhece o termo, Isofix é um sistema de fixação de cadeirinhas infantis em dois pontos do banco traseiro dos carros, que garante mais segurança do que prendê-las usando o cinto do carro. O sistema Isofix ancora a cadeirinha na estrutura do automóvel reduzindo danos em caso de impactos.

Logo após ser comunicado ao Inmetro, em novembro de 2013, disponibilidade de dispositivos com Isofix nas cadeirinhas automotivas vendidas no Brasil, em janeiro de 2014, o Instituto passou a exigir que estes produtos também fossem certificados, dando um período de 6 a 12 meses para se adaptarem à nova regra.

O resultado do teste feito pela Proteste mostrou que dos 16 modelos de cadeirinhas nacionais avaliados que não tinham Isofix, não apresentaram resultados tão bons quanto modelos europeus, principalmente aqueles com o sistema isofix,

A PROTESTE comprovou, portanto, que bebês e crianças transportados nessas cadeirinhas estavam mais expostas a lesões caso houvesse uma colisão.
Em fevereiro de 2015, a PROTESTE também conseguiu que o Denatran estabelecesse novas regras de segurança para carros no Brasil e, entre elas, estava a obrigatoriedade de trazerem nos bancos ao menos um ponto de ancoragem para o encaixe das cadeirinhas com Isofix.