A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Serviços Financeiros

Estabelecimentos não podem exigir valor mínimo para fazer compras no cartão de crédito

12 jun 2017
A cobrança é considerada uma prática abusiva de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Nesta segunda-feira, 12, a PROTESTE Associação de Consumidores alerta que estabelecimentos não podem cobrar valor mínimo para compras feitas no cartão de crédito. Tal prática é considerada abusiva de acordo com o artigo 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe o fornecedor de condicionar o fornecimento de um produto ou serviço à outo produto ou serviço e, também, de impor limites quantitativos sem justa causa.

Mesmo sendo vedado pela lei, ainda é comum diversos estabelecimentos fazerem esse tipo de exigência. No entanto, estipular um valor mínimo para compras no cartão de crédito é uma forma de impor ao consumidor que ele adquira produtos e serviços além do planejado. O inciso V do artigo 39 condena e considera abusivo o ato de exigir do consumidor vantagem excessiva.

O que fazer?

Se você sofrer constrangimento ao tentar realizar uma compra em uma loja que impõe um valor mínimo para compras com cartão de crédito e débito, procure seus direitos!

Não deu certo?

O estabelecimento se negou a vender? Busque por todo o tipo de prova que puder, tais como foto do anúncio e/ou peça por escrito uma declaração afirmando que eles não venderam e os motivos. E não deixe de registrar sua reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, como a PROTESTE, pelo telefone 0800-282-2204 ou através do site: proteste.org,br/reclame