A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Saúde

PROTESTE avalia farmácias online e encontra problemas

03 abr 2017
Teste mostra que farmácias e drogarias com entrega a domicilio facilitam a automedicação e têm poucas informações sobre medicamentos.

A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou a experiência de compra nas 10 maiores farmácias online do país para descobrir a qualidade do serviço e o cumprimento da legislação quanto à exigência de receitas médicas. Para isso, foram realizadas 10 compras na cidade do Rio de Janeiro e outras 10 em São Paulo, verificando assim o desempenho online das redes farmacêuticas em mais de um território.

O resultado foi desastroso. Entre os problemas principais estão a entrega de medicamentos online com informações imprecisas, além de vendas de remédios tarjados sem a prescrição médica, como exige a lei. Em um mundo cada vez mais prático e imediato, o segmento multiplicou sua presença na economia, e atrai clientes com mobilidade reduzida, idosos ou pessoas com dificuldade de transporte, além de incentivar a economia com preços mais baixos. Porém, a falta de cuidado e a automedicação podem causar danos graves à saúde.

Foram testadas as 10 farmácias que tiveram o maior faturamento em 2015 e que disponibilizam o serviço de venda online: Droga Raia, Drogasil, Farmácia Pague Menos, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, PanVel, Drogaria Araújo, Drogaria Onofre, Drogaria Minas Brasil e Farmácias Vale Verde. Segundo os últimos dados divulgados pela ABRAFARMA, em 2015, o faturamento em vendas desses estabelecimentos somaram R$ 35,94 bi, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, sendo a maioria (66%) em medicamentos.

É proibido por lei a venda de medicamentos sujeitos à prescrição médica, sem apresentação da respectiva receita. Dessa forma, foi avaliado quanto à disponibilidade e solicitação da receita médica, de acordo com o tipo de controle previsto. Os remédios de tarja vermelha, diferente do previsto por lei, foram adquiridos sem receita médica.

No teste sobre a descrição do produto nos estabelecimentos virtuais, foi avaliado seu detalhamento completo, incluindo valor da compra, de forma clara e precisa. Todas as drogarias testadas, com exceção da Pague Menos e PanVel que foram mal avaliadas nesse critério, traziam uma pequena descrição com indicação de uso.

Receberam notas negativas as drogarias Araújo e PanVel, por falharem ao não informar o laboratório dos medicamentos, e a Farmácia Pague Menos, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, e PanVel por não divulgarem claramente o princípio ativo do produto. O fornecimento das bulas, que é obrigatório por lei, também foi mal avaliado. Nas Farmácias Pague Menos, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, PanVel e Drogaria Araújo não foram encontradas estas informações em pelo menos um dos medicamentos de vendas sob prescrição médica testados. As drogarias que tiveram nota positiva foram Droga Raia, Drogasil e Farmácias Vale Verde, por apresentarem todas as informações completas sobre os medicamentos pesquisados.

Todos os estabelecimentos avaliados informavam a disponibilidade dos produtos. Os melhores prazos de entrega foram: Drogaria São Paulo (apenas em compras realizadas em São Paulo), Drogarias Pacheco (apenas em compras realizadas no Rio de Janeiro) e Drogaria Onofre (em compras realizadas em ambas as cidades), únicas que prometeram entrega no mesmo dia. Já a Drogaria Araújo prometeu entrega em até oito dias úteis dos medicamentos testados, maior prazo de entrega observado.

A Farmácia Vale Verde foi mal avaliada por possuir cláusulas abusivas e ilegais. Em sua política de troca por insatisfação, a loja não disponibiliza o direito do arrependimento na compra de medicamentos e ainda diz que, em caso de troca, as despesas de frete são responsabilidade do cliente. De acordo com a legislação, o consumidor não deve ter nenhum ônus ao arrepender-se de uma compra. As drogarias Droga Raia e Drogasil se destacaram por garantir a devolução do produto em até 30 dias após a data da compra.

Na entrega, as farmácias Vale Verde, Droga Raia e Drogasil, no Rio de Janeiro, não garantiram a integridade das embalagens e entregaram medicamentos com caixas amassadas.