A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Saúde

PROTESTE dá dicas de como se proteger do Aedes aegytpi

04 dez 2017
De acordo com a Associação, repelentes protegem apenas da picada e não dos focos do mosquito

Com o aumento das temperaturas no final do ano, a visita do Aedes aegytpi, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, costuma ser mais frequente.
Isso acontece porque, no calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto - do ovo até a fase adulta, são de sete a dez dias - e ele se reproduz com maior velocidade.
Por isso, a PROTESTE, Associação de Consumidores, recomenda algumas ações para combater os focos do mosquito, que devem ser constantes e contar com a colaboração de todos.

• Repelente funciona? – O uso do repelente é uma solução paliativa. Ele protege apenas da picada do mosquito, não resolve o problema do foco dos mosquitos.

• Secar os recipientes resolve? – Retirar a água parada dos recipientes e secar não resolve porque o ovo do mosquito pode se manter vivo por mais de um ano sem água.

• Complexo B ajuda a prevenir? – Não. Muitas pessoas falam que o uso do complexo B por via oral libera no suor um odor que não é tolerado pelo mosquito, afastando-o. Mas, além de não ser eficaz como repelente, não combate a raiz do problema, que é eliminar os focos do mosquito.

• Posso usar água sanitária nos vasos? – É uma medida que ajuda. Adicionar uma colher do produto na caixa d'água, na piscina, nas poças e retenções para evitar larvas.


REPELENTES:

Pensando no bem-estar do consumidor que compra o repelente com o objetivo de resguardar-se, a PROTESTE fez um teste para conferir a qualidade desse produto tão procurado. De acordo com os resultados, ficou comprovado que todos os avaliados são eficazes contra os mosquitos. No entanto, alguns protegem por menos tempo que o indicado na embalagem, o que representa um grande perigo à população, que acredita estar protegida quando na verdade não está.