A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Saúde

PROTESTE descobre que cinco marcas de folheados a ouro podem fazer mal à saúde

05 abr 2017
18K e Morana são considerados produtos de média qualidade de acordo com teste realizado pela PROTESTE.

A PROTESTE Associação de Consumidores testou algumas marcas de folheado para avaliar se elas se enquadram nos padrões mínimos de qualidade. Foram escolhidos produtos, principalmente anéis, das seguintes marcas: Morana, Rommanel, My Gloss, Naka, 18K, Gaya, Plínio Joias, Osher King Box e Shalon Joias. Das nove folheadas que passaram por avaliação, seis possuem substância tóxica em sua composição e uma não pode ser classificada como folheado.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para um produto ser considerado folheado, ele precisa ter, pelo menos, dois milésimos de ouro fino em sua massa total.

Cádmio é uma substância sabidamente tóxica, que pode prejudicar a saúde de quem tem contato com o elemento, além de possuir elevada persistência ambiental. Por isso, em janeiro de 2016, o INMETRO determinou seu desuso, e agora a norma se encontra em período de adaptação. Foi encontrado o material em cinco marcas: Rommanel, Naka, Gaya, Osher King Box e Shalon Joias. A marca Gloss possui o elemento presente em seu substrato.

Conforme mostra a tabela abaixo, a quantidade de milésimos de ouro indica a quantidade de ouro que o produto tem em relação a sua massa. Sendo assim, no teste que mede a quantidade de ouro presente nos folheados, apenas a Rommanel foi classificada como F2. As amostras da Plínio Joias não alcançaram o valor mínimo necessário para ser classificado como folheadas, logo, a marca foi eliminada do teste por fraude. As demais foram classificadas com notas mais baixas, por serem classificadas como F1.

As marcas que se saíram melhor no teste foram a 18K e Morana. Já as que foram eliminadas do teste, foram os modelos da Plínio Joias, Rommanel, My Gloss, Naka, Shalon Joias, Gayas e Osher King Box.

A Portaria nº 43, de 22 de janeiro de 2016, estabelece limites para a presença de cádmio nas joias folheadas, porém, possui um período muito longo de adaptação, motivo pelo qual vem a PROTESTE requerer que seja antecipado o prazo para que as novas regras entrem em vigor, preservando-se assim a saúde dos consumidores, uma vez que essa substância pode gerar disfunções renais além de ser um agente cancerígeno.

Nome  Valores de ouro fino em milésimos 
Classificação Mínimo 
F1

2,00

F2 5,00
F3 10,00
F4 15,00
F5 >20,00