Serviços Financeiros

PROTESTE divulga cinco dicas para escolher melhores opções de investimento

24 ago 2017
A Associação explica que, apesar de corretoras terem propostas mais atraentes, é essencial realizar pesquisa também nos bancos.

Cerca de 60 milhões de brasileiros deixam seu dinheiro na caderneta de poupança, enquanto só 10 milhões aplicam em títulos e fundos de investimento. E esse dinheiro é, na maioria das vezes, aplicado em poupança e em um banco dos quais já são clientes. Porém, é importante pesquisar nas corretoras, que não servem apenas para negociar ações na Bolsa de Valores.

Desta forma, na maioria das vezes, é possível fazer investimentos com maior rentabilidade do que a oferecida pelos bancos e com taxas bem mais atrativas. A PROTESTE – Associação de Consumidores – fez um estudo para saber a melhor forma do consumidor aplicar o dinheiro.

Na maioria dos casos, a rentabilidade oferecidas pelas corretora é mais atraente que a de bancos, mas é sempre bom pesquisar. A Associação comparou as opções de investimentos conservadores, como títulos (CDBs, LCIs e LCAs) e fundos de renda fixa, oferecidos pelos principais bancos do país e pelas corretoras que participaram do último teste comparativo de corretoras, realizado pela Associação . São todas aplicações para quem não quer assumir riscos e com rendimentos superiores aos da poupança.

Foram considerados, no estudo, os títulos que possuem respaldo no Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, em caso de falência da instituição, o investidor recebe de volta os valores aplicados, desde que não ultrapasse R$ 250 mil.

No entanto, os bancos oferecem um número maior de fundos conservadores (que investem a maior parte de seu patrimônio em ativos de menor risco). Por outro lado, as corretoras apresentam resultados mais rentáveis e acessíveis. Entre todos os fundos encontrados, o melhor entre as corretora, neste perfil, foi o Daycoval Classic FI Renda Fixa Crédito Privado. Entre os bancos, o mais bem avaliado foi o Caixa Mega FI Renda Fixa Referenciado DI LP.

Somente no último ano, o fundo oferecido pela corretora rendeu 14,46% e, nos últimos três anos, 47,10%, além de exigir uma aplicação mínima inicial de R$ 5 mil. Já o fundo da Caixa rendeu 13,55% e 44,39% respectivamente, com uma aplicação mínima inicial. Considerando o mesmo depósito nas duas opções, os rendimentos seriam maiores com o fundo Daycoval. Ao final do período, o valor ganho seria R$ 700.175 com ele (já descontando o Imposto de Renda) e R$ 688.658, com o fundo da Caixa – uma diferença de R$ 11.518.

Em relação aos títulos de Renda Fixa, é importante lembrar que quanto maior o valor aplicado e o prazo do investimento, maior o rendimento. Entre as 193 opções analisadas, 116 primeiras são corretoras. O parâmetro usado para realizar a comparação foi a taxa CDI – Certificado de Depósito Interbancário. Sendo assim, os que possuem mais vantagem são aqueles que oferecem maior percentual sobre a CDI.

Além da rentabilidade, outro benefício das corretoras é a facilidade. Primeiro, se faz um cadastro na empresa, com documentos em mãos. A partir daí, a empresa analisa o perfil do investidor, que recebe indicações para compor a carteira de investimentos. Contudo, o investidor tem total liberdade para seguir ou não as indicações.