A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Segurança

PROTESTE e Criança Segura enviam oficio ao Ministério Público

20 dez 2017
Associação já havia realizado uma vistoria em parques e praças públicas no ano passado

Nesta quarta-feira, 20, a PROTESTE, Associação de consumidores, em conjunto com a organização Criança Segura, enviará ao Ministério Público um oficio pedindo providências referentes ao caso que resultou a morte de uma criança em um parquinho em Poá (SP).

No inicio deste mês, uma menina de nove anos morreu em Poá, depois que a madeira que sustentava um balanço caiu e atingiu sua cabeça enquanto brincava em um parquinho.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2012 a 2015, foram registradas 1.842 internações e 10 mortes de crianças de zero a 14 anos em decorrência de quedas envolvendo playgrounds.

Em outubro do ano passado, a PROTESTE e a Criança Segura realizaram vistorias para avaliar as condições de segurança dos brinquedos de parquinhos de 12 praças e parques públicos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre os problemas mais comuns encontrados, não só por falta de manutenção, mas por projetos mal formulados foram: falta de proteção em determinados brinquedos que pode gerar queda; partes rotatórias desprotegidas; falta de material no chão para atenuar queda; gangorras e balanços com afrouxamento; brinquedos de plástico quebrados e os de madeira em péssimas condições de uso, além de materiais que esquentam e podem queimar a criança em dias com temperatura mais elevada; equipamentos com partes enferrujadas e mal soldadas, com pontas agudas e afiadas; pintura descolando que pode gerar intoxicação, brinquedos mal projetados que acumulam água.

Em função disto, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a culpa dos causadores dos resultados da pesquisa.
Para a PROTESTE é lamentável que acidentes como o ocorrido em Poá, que poderia ter sido evitado com uma vistoria prévia, continuem acontecendo.

Ainda que o parque de Poá não esteja na relação de parques avaliados no ano passado, a PROTESTE e a Organização Criança Segura enviarão para o Ministério Público um ofício relatando o caso e pedindo as devidas providências para que acidentes como esse não tornem a se repetir.