A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

PROTESTE pedirá regulamentação de normas sobre refratários e assadeiras de vidro no Brasil

16 mar 2017
Produto possui diversas reclamações de quebra e pode causar lesões nos consumidores.

Após receber muitas reclamações sobre refratários que não são resistentes ou seguros como deveriam, a PROTESTE Associação de Consumidores fez um teste para avaliar o desempenho de dois modelos de quatro marcas mais usados pelos brasileiros. Ao longo do processo foi verificado que ainda não existe uma norma que regulariza a qualidade desses produtos, então, para realizar o teste, foram adaptadas normas de outros produtos semelhantes.

Os critérios de avaliação foram diversos, desde precisão nas informações dos manuais, até testes de resistência, estilhaços e manutenção do calor. Os resultados foram os esperados: no de estilhaços, por exemplo, todos os modelos testados foram reprovados. O que mostra que, quando o refratário quebra, os cacos ficam grandes e pontiagudos, e se tornam um perigo para o consumidor.

Em outras avaliações os resultados não foram tão críticos: os manuais variam de passáveis para muito bons. Peso e volume também geraram boas avaliações para todas as marcas, bem como a avaliação de manutenção de calor. O teste de resistência a choques térmicos foi o que mais mostrou discrepância entre as marcas, no qual três modelos se saíram mal: O Hércules oval e ambos os da marca Marinex.

Com os resultados do teste, percebe-se que a falta de regulamentação é prejudicial ao consumidor, que não sabe se o refratário que está comprando é de qualidade. Pensando nisso, a PROTESTE irá encaminhar uma solicitação à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaborar uma norma específica para assadeiras de vidro.