A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Serviços Financeiros

PROTESTE alerta para redução imediata dos limites de cartão de crédito

12 nov 2018
Medida que tem como intenção diminuir a inadimplência pode dificultar a informação adequada do consumidor

Após decisão tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no último dia 29, os consumidores que mudarem o seu perfil de crédito e demonstrarem risco de inadimplência (como ficarem desempregados ou atrasarem a quitação das faturas) poderão ter seus limites do cartão de crédito reduzidos sem o prévio aviso pelos bancos e administradoras de cartão.

De acordo com o CMN, a decisão foi tomada para que os bancos possam gerenciar melhor este risco e também para que não aumentem os juros e o spread bancário (diferença entre os juros captados pela instituição financeira e as taxas cobradas do consumidor).

No entanto, para a PROTESTE, associação de consumidores, a nova decisão não deve eximir as instituições financeiras de observar o direito do consumidor de ter uma informação transparente, prévia e baseada em critérios razoáveis. Assim, ainda que não devam cumprir o prazo de 30 dias, as instituições financeiras deverão continuar a avisar os consumidores sempre que decidirem limitar o seu crédito. O ideal é que este aviso seja feito previamente e pelos canais de comunicação usualmente utilizados pelo cliente, seja o home banking, aplicativo de celular, torpedo, e-mail ou carta.

Esta medida pode ser positiva para evitar o endividamento do consumidor, já que ele não terá mais o período de aviso, no qual se sentia compelido a aproveitar o crédito ainda disponível.

MUDANÇA
Desde abril deste ano, de acordo com uma decisão anterior do CMN, as instituições financeiras deveriam notificar os clientes 30 dias antes de efetivarem a redução do limite do cartão de crédito, independentemente do motivo.
Neste período entre a notificação e a redução efetiva do crédito, muitos consumidores acabavam utilizando todo o limite do cartão disponível antes do corte, assumindo dívidas elevadas e aumentando o índice de inadimplência, o que ocasionava a elevação dos juros e do spread bancário.

Para auxiliar os consumidores que possuem ou pretendem adquirir cartões de crédito, a PROTESTE disponibiliza um comparador na sua página da internet. Assim, fica mais fácil identificar qual instituição oferece a isenção da anuidade do cartão de crédito e tarifas mais baixas, além de diversos outros benefícios. Basta acessar https://www.proteste.org.br/dinheiro/cartao-de-credito/teste/cartoes-de-credito