A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Telecomunicações

PROTESTE apoia decisão que multa operadora TIM por prática abusiva

08 nov 2018
Mais de 170 mil consumidores que possuíam o plano Infinity tinham suas ligações interrompidas propositalmente, segundo Justiça

No final de outubro, a operadora TIM foi condenada a pagar R$50 milhões de multa por derrubar as chamadas da promoção Infinity. Nesse plano, o cliente pagaria um valor fixo pela ligação, independentemente da sua duração, mas na prática a operadora estaria cobrando um valor mais alto do que o contratado. A sentença foi dada pela Justiça do Distrito Federal em segunda instância, por considerar abusiva a prática da operadora, e a condenou por dano moral coletivo.

De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), somente no DF, no dia 8 de março de 2012, quase 170 mil brasileiros foram prejudicados pela cobrança indevida dos serviços prestados pela operadora.

Histórico

 O pacote em questão começou a ser ofertado pela TIM em 2009. De acordo com a oferta, o cliente pagaria apenas R$0,25 por ligação, independentemente da sua duração. Porém, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a elevada adesão à promoção sobrecarregou o sistema de telefonia e, como consequência, a operadora teria utilizado um sistema eletrônico para “derrubar” propositalmente as chamadas. Segundo a decisão judicial, os consumidores que aderiram ao plano Infinity tiveram as chamadas desligadas até quatro vezes mais do que os aderentes aos outros planos da operadora.

A PROTESTE afirma que, seja a interrupção da chamada pela operadora culposa ou não, é um dano com o qual o consumidor não deve ter que arcar, uma vez que foi vítima de propaganda enganosa, o que é vedado pelo artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor. Em nota, a operadora disse que já foi notificada da decisão e "irá tomar as medidas cabíveis".