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PROTESTE ensina consumidores a pouparem até R$1000 em combos de telecomunicações
04 dez 2018A TV por assinatura é hoje um serviço comum na casa dos brasileiros. Para adquiri-lo, muitos consumidores optam pelos combos – pacotes de serviço oferecidos pelas principais operadoras do país, com preços mais em conta, se comparado a compra dos serviços separadamente – que trazem maior comodidade para os consumidores ao reunirem o serviço de transmissão de TV com telefone fixo e internet.
Com o objetivo de identificar os melhores pacotes disponibilizados para as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como para cada perfil de consumidor, a PROTESTE, associação de consumidores, selecionou ofertas de três operadoras que oferecem serviços de combo nas cidades citadas: NET, Vivo e Oi (esta última não foi incluída na avaliação paulistana porque não contempla a cidade).
Vale ressaltar que a operadora Tim, outra grande provedora do setor no Brasil, não consta neste estudo por não oferecer todos os serviços no combo. E ainda, por serem do mesmo grupo comercial (América Móvil), a Claro e a NET possibilitam a contratação de pacotes unindo ofertas das duas operadoras.
Perfil dos usuários
Para o estudo, a Associação selecionou os perfis: básico, intermediário e avançado. O primeiro perfil refere-se a um usuário de Internet que necessita de uma velocidade moderada para acessar conteúdo on-line, e-mail e redes sociais (por tanto necessita de uma faixa de banda entre 15 e 30 mega), costuma usar pouco o telefone fixo. E não necessita de muitos canais de TV por assinatura, pois a maioria dos conteúdos acessa via web, dessa forma um plano básico de tv com até 69 canais supre as necessidades para o serviço.
O perfil intermediário refere-se a alguém que está sempre conectado, preocupado com rapidez e volume de transmissão de dados. Em geral, optaria por TV com 71 a 94 canais, Internet de 31 a 60 mega e chamadas ilimitadas para telefones fixos dentro do Brasil.
Ou seja, ele prefere conteúdo de entretenimento e informação on-line, mas não abre mão de um bom plano de TV paga (canais de variedades e filmes). O telefone fixo também seria pouco utilizado.
Já o perfil avançado contempla pelo menos 95 canais, Internet de 61 a 120 mega e ligações irrestritas em todo o país. Assim como o usuário intermediário, ele é conectado, muito preocupado com rapidez e volume de transmissão de dados, porém com perfil aquisitivo mais elevado e não se importa em pagar um pouco mais para ter a velocidade mais alta ofertada.
Para este perfil, é imprescindível ter acesso a todos os conteúdos de variedades, séries e filmes. Neste caso, o telefone fixo também é pouco utilizado, mas é tido como necessário para contato oficial em empresas e situações tradicionais.
Avaliação das operadoras
A análise mostra que a NET possui o melhor custo-benefício no Rio de Janeiro, para os perfis básico (R$ 1.836,00 ao ano) e avançado (R$ 2.436,00 ao ano). Ao contratar essa operadora, o consumidor pode ter uma economia de R$ 442,80 e R$ 742,80 anuais, respectivamente, frente aos planos mais caros, da Oi, básico (2.278,80) e avançado (R$ 3.178,80).
Por outro lado, no perfil intermediário, a Oi se destacou positivamente: ao optar pela operadora, o carioca consegue obter a maior economia do estudo, chegando a poupar até R$ 1.019,76 no ano. Nesse cenário o serviço da Oi inclui 50 mega de Internet, 87 canais de TV (Mais HD) e ligações ilimitadas para telefones fixos do país, custando R$ 2.398,80 ao ano, bem mais em conta do que o da Vivo (R$ 3.418,56).
No caso dos paulistanos, a NET apresentou os melhores preços em todas as faixas. Para o perfil avançado, com o plano da operadora (R$ 2.376,00), em vez de o pacote da Vivo (R$ 3.178,68), dá para poupar até R$ 802,68 no ano.
É bom lembrar que, embora o estudo de preços seja a principal razão desta análise, a entrega e a qualidade dos serviços devem ser levadas em consideração, sobretudo quando se fala em estabilidade de sinal de televisão e de entrega de velocidade de banda larga. Nesse sentido, a NET, mais uma vez, se destacou, de acordo com a pesquisa de satisfação da Anatel.