A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Saúde

Álcool Líquido

01 ago 2012
Justiça restringe venda de álcool líquido

É reconhecido o direito da Anvisa restringir ou proibir a venda do álcool líquido e a participação das entidades, como a PROTESTE, na ação.

Pendente
Após 10 anos de mobilização da Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool, integrada pela PROTESTE, CRIANÇA SEGURA, Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Paulista de Medicina (APM), foi garantido na justiça a proibição de venda de álcool líquido com graduação superior a 54° gl.
A decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, reconheceu o direito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringir ou proibir a comercialização do álcool líquido, em todas as suas formas, até o consumidor final. 

Com a decisão do TRF, voltou a valer a Resolução RDC Nº 46/2002, que foi suspensa por ação da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea).

Na sentença o juiz federal destacou que “o costume generalizado dos brasileiros utilizarem álcool como principal desinfetante não pode ter o condão de tornar ilegítimo o exercício do poder de política da Anvisa em prol da diminuição do número de acidentes causados em função da utilização de tal produto altamente inflamável.”
Em campanha permanente a PROTESTE e demais entidades da frente Nacional têm mostrado à sociedade os perigos do álcool e a necessidade de substituí-lo por outros produtos tanto na limpeza doméstica como no acendimento de churrasqueiras.