A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Contra a anistia das multas dos planos de saúde

16 abr 2014

PROTESTE e outras entidades de defesa do consumidor apelaram para que a Presidente da República vetasse o dispositivo da Medida Provisória no. 627 que limitaria o poder da Agência Nacional de Saúde de aplicar multas aos Planos.

Aceito

A PROTESTE, a Fundação Procon/SP, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Associação Procons Brasil,  Idec, e Abrasco, pediram o veto integral do artigo da Medida Provisória 627 que limitava o poder da Agência Nacional de Saúde  (ANS), aplicar multas nos planos de saúde, representando um claro prejuízo a todos os consumidores brasileiros.

Na prática, a medida representaria um evidente estímulo às operadoras para que desrespeitassem as normas às quais devem se submeter, dada a fragilidade das sanções que poderiam ser aplicadas a cada violação aos direitos dos consumidores.

O consumidor seria desestimulado a registrar reclamação junto à ANS, porque a punição seria inócua. 

Além do pedido de veto, a PROTESTE e entidades, por meio das redes sociais mobilizaram os consumidores de todo o país para que pedissem o veto à Presidenta.

Felizmente, o governo acatou o pedido dos consumidores e vetou integralmente o artigo em questão.