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Carros

Airbag e Freios ABS: Obrigatoriedade dos dispositivos de segurança

20 abr 2014

PROTESTE se mobilizava desde sua criação para que os equipamentos de segurança fossem incluídos como itens de série nos carros brasileiros.

Foi sancionado pelo presidente Lula a lei que torna obrigatório o airbag frontal para motorista e passageiro em carros novos a partir de 2014. A medida, publicada dia 19 de março no Diário Oficial, vale também para importados zero quilômetro. A inclusão do equipamento de proteção seguirá um cronograma de adaptação a ser definido pelo Conselho Nacional de Trânsito. A Câmara dos Deputados já havia aprovado o projeto no dia 18 de fevereiro.

A PROTESTE Associação de Consumidores se mobilizou enviando ofícios à autoridades para que fosse sancionado logo o projeto aprovado em 18 de fevereiro pela Câmara dos Deputados. A Associação lamenta o prazo longo de cinco anos para que todos os veículos zero-quilômetro vendidos no País, nacionais e importados já saiam da fábrica com o air bag para o motorista e o passageiro dianteiro. Hoje só 4,7% da frota nacional tem o equipamento.

Há mais de quatro anos a PROTESTE se mobiliza para que todos os veículos saiam de fábrica com um “kit básico de segurança veicular”, composto por airbags, cintos de segurança retráteis e com pré-tensionadores, encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes do veículo, entre outros itens que aumentem a segurança do motorista e demais ocupantes dos veículos.

O preço do equipamento vai variar conforme o modelo do veículo, mas a instalação de um airbag hoje, sem produção em grande escala, custa em média R$ 2 mil. Esse valor deve cair por causa do aumento da produção em função da obrigatoriedade. A segurança compensa o custo adicional, na avaliação da PROTESTE, pois o equipamento ajuda a preservar muitas vidas no trânsito.

Pela nova lei o equipamento será exigido num prazo de um ano para carros de modelos que forem lançados pelas fábricas e de cinco anos para carros zero-quilômetro de modelos já existentes.
Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, mas cinco anos após a resolução do Contran todos os automóveis novos deverão ter o airbag como item de série.

Teste de colisão
Em 2007 a PROTESTE divulgou o resultado de um crash test (teste de colisão) com o modelo do Fox mais vendido no Brasil, e na comparação com o modelo europeu os resultados mostraram que, enquanto os passageiros do carro vendido na Europa não sofreriam grandes danos, o motorista brasileiro sofreria lesões tão graves que poderia morrer devido à falta de proteção aos adultos do banco da frente. Os modelos fabricados em São José dos Pinhais (PR) para o mercado interno não incorporam, como de série, os itens de segurança que adotam na Europa.

O motorista do Fox brasileiro testado sofreria ferimentos graves na cabeça, na nuca e no tórax depois do choque, o que muito provavelmente o levaria à morte. Já o do carro vendido na Europa teria danos mínimos na cabeça. A diferença se explica pela presença do airbag, que evita que o motorista bata a cabeça no volante, e de um cinto de segurança mais moderno na versão européia. No modelo europeu, o passageiro que viaja ao lado do motorista sofreria impacto apenas nas coxas. Já o brasileiro, ao menos, não teria risco de morte, mas machucaria seu joelho direito e sua cabeça.

O objetivo da PROTESTE, com esse crash test foi pressionar todas as montadoras para que vendam, no Brasil, carros com igual configuração mínima de segurança que na Europa. Até porque a falta de segurança apresentada pelo Fox pode ser verificada na grande maioria dos automóveis mais vendidos do país.

Especialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no Brasil tenham o air bag. Entre os carros populares, o índice cai para menos de 5%. A pequena escala de produção torna elevado o preço do equipamento. Como opcional, o airbag sai por R$ 2.070 em uma marca de carro popular. Outra marca diz oferecê-lo num pacote com freio ABS por R$ 2.800.

O airbag duplo e o freio ABS são obrigatórios desde 1998 para os carros produzidos e vendidos na comunidade europeia.. Nos EUA, essa exigência vigora desde 1995. Segundo o NHTSA (instituto de segurança de trânsito dos EUA), entre 1987 e 2007, o airbag frontal salvou 15.967 vidas em acidentes graves naquele país.

Agora, os governos dos países europeus, dos EUA e do Japão planejam tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) -que evita que o carro derrape numa curva.