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Transporte

PROTESTE cobra soluções para problemas no serviço de recarga do Bilhete Único em São Paulo

31 mar 2016

Pedimos providências para minimizar os transtornos provocados pela redução dos postos de recarga.

A PROTESTE Associação de Consumidores enviou ofício em Janeiro de 2016 ao Governo do Estado de São Paulo, à Prefeitura de São Paulo, SPTrans e Secretaria Estadual de Transportes, cobrando ações para solucionar o problema da falta de postos de recarga do Bilhete Único nas estações de metrô e terminais de ônibus em São Paulo.

No ofício, a Associação também pede que seja disponibilizado, imediatamente, informativos com indicação dos pontos oficiais de recarga mais próximos em todas as estações e terminais afetados, a Associação destaca que os usuários não foram notificados previamente sobre o fim das atividades da rede Ponto Certo, empresa responsável pelo sistema de recargas do Bilhete Único na cidade; e tampouco foram implementadas alternativas para minimizar os transtornos, desrespeitando o direito à informação e a eficaz prestação dos serviços públicos, previsto no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor.

Atualização: 31.03.2016

Recebemos resposta do Governo do Estado de São Paulo, com relação ao ofício enviado, com esclarecimentos, conforme resumo abaixo:

“Dentre as licitações realizadas em 2015, algumas não obtiveram o retorno desejado. Alternativamente, está sendo negociado junto às empresas que já são concessionárias de uso de espaços em outras estações, para que assumam postos adicionais nos escopos de seus contratos.

Ainda assim, de forma gradativa, a venda de recarga em várias estações foi normalizada. Naquelas que ainda aguardam o restabelecimento, foram fixados avisos com os locais de venda próximos. Adicionalmente, o site do Metrô recebe atualizações frequentes. Nos canais de atendimento são informados duas outras opções utilizando celular: a rede Zuum e o aplicativo MOOVIT onde é possível comprar créditos, utilizando cartão.
Atualmente, 51 das 61 estações do Metrô já contam com a recarga, são elas: Jabaquara, Conceição, São Judas, Saúde, Praça da Árvore, Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso, São Bento, São Joaquim, Liberdade, Sé, Vergueiro, Luz, Portuguesa- Tietê, Jardim São Paulo, Parada Inglesa, Armênia, Tiradentes, Carandiru, Santana, Tucuruvi, Tamanduateí, Santo Imigrantes, Chácara Klabin, Clínicas, Consolação, Sumaré, Brigadeiro, Trianon-Masp, Vila Madalena, Anhangabaú, Belém, Bresser-Mooca, Carrão, Tatuapé, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Palmeiras-Barra Funda, República, Brás, Arthur Alvim, Corinthias-Itaquera, Patriaca, Penha, Guilhermina – Esperança, Vila Matilde, Adolfo Pinheiro, Oratório (Monotrilho) e Vila Prudente (Monotrilho)

Nas próximas semanas o atendimento na modalidade assistida em 22 estações abrangendo as Linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha será restabelecido. Outras 23 estações receberão reforço ou restabelecimento do serviço de venda automática de recargas em todas as linhas, principalmente a Linha 5 – Lilás, que receberá equipamentos novos em todas as estações.”