A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Carros

Isofix será exigido para certificação de cadeirinhas infantis

20 jan 2014
PROTESTE comemora regulamentação do sistema de retenção, mais seguro e que dispensa o uso do cinto de segurança do carro.
A PROTESTE Associação de Consumidores comemora a exigência do Isofix na certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para as cadeirinhas automotivas infantis. A portaria nº 18 de 2014, divulgada na última quinta-feira no Diário Oficial da União, definiu os requisitos mínimos de segurança do dispositivo. Os fabricantes terão prazo, ainda a ser estabelecido, de 6 a 12 meses para se adequar as novas regras.

Em novembro, a PROTESTE enviou ofício ao Inmetro pedindo medidas para garantir a adoção de padrões avançados que tornassem as cadeirinhas vendidas no Brasil mais seguras.

“A certificação compulsória é um dos primeiros passos para garantir mais segurança às crianças, que são mais vulneráveis em casos de acidentes. Falta ainda a inclusão dos testes de impactos laterais”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

A PROTESTE submeteu a testes de impacto 16 modelos de cadeirinhas vendidas no Brasil e concluiu que esses sistemas de retenção das crianças nos veículos ainda precisavam melhorar. Os resultados foram divulgados em novembro. No teste de impacto lateral o resultado foi, em sua maioria, ruim ou no máximo aceitável. E um dos produtos, Cosco High Back Comutter teve sua avaliação limitada  a uma estrela por conta do impacto direto da cabeça do boneco contra a lateral do veículo.

Dos modelos testados, apenas Bebê Confort Streety Fix, Chicco Keyfit, Maxi Cosi Citi SPS e Infanti Star tiraram quatro estrelas do total de cinco. As demais cadeirinhas tiraram nota três, com exceção da Cosco High Back Commuter XP, que obteve apenas uma estrela – a nota mínima.

Nenhum obteve a classificação máxima de cinco estrelas designada pelo Global NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, entidade parceira da PROTESTE, que avaliou a segurança de oito bebês-confortos e oito cadeiras para crianças – duas de 9 a 18 kg; uma de 0 a 18 kg e cinco de até 9 a 36 kg disponíveis no mercado latino americano.

O Isofix é um sistema de fixação das cadeirinhas infantis no banco traseiro dos carros. É mais seguro por permitir um ajuste e instalação mais precisos da cadeirinha no banco, em comparação com os modelos convencionais que são presos pelo cinto de segurança.

A PROTESTE entende que é fundamental garantir a comercialização de equipamentos seguros, que reduzam o risco de acidentes com crianças em casos de colisão ou de desaceleração repentina de um veículo.