A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Carros

Lifan 320, sem airbags, é reprovado em teste de colisão do Latin NCAP

04 dez 2014

Modelo fabricado na China põe em risco a segurança do motorista e passageiro criança.

Latin NCAP - Lifan 320
No último resultado da Fase V do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, o Lifan 320 foi considerado um dos carros menos seguros avaliados. Ele não obteve nenhuma estrela de cinco possíveis na proteção do ocupante adulto e criança, depois de ser avaliado em um teste de colisão frontal a 64 quilômetros por hora. 

Foi testada a versão sem airbags do Lifan 320 fabricada na China, sendo a versão com o equipamento mais básico oferecido nos mercados da América Latina e do Caribe (LAC). A estrutura do 320 foi qualificada como instável, fato que somado a que o volante se soltou na batida, dá motivos para avaliar que a segurança do passageiro adulto não melhoraria, mesmo contando com airbags. 

Os ferimentos causados na cabeça e no peito do motorista fizeram que o carro obtivesse zero estrela quanto à segurança do ocupante adulto. O 320 também obteve zero estrela quanto à segurança do passageiro criança. "Felizmente no Brasil esta versão não pode mais ser vendida, pois se tornou obrigatório que os carros saiam de fábrica com equipamentos mínimos de segurança como airbags e freio ABS", destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Ao contrário do realizado por todos os outros fabricantes, o fabricante do 320 não quis recomendar o uso de cadeirinha (os sistemas de retenção infantil - SRIs) para o teste do Latin NCAP, e isso é punido com redução de pontos, já que se considera que os fabricantes são responsáveis pela segurança de todos os passageiros no veículo. O Latin NCAP teve que selecionar os SRIs a serem utilizados no teste.

Mas esta última fase de avaliação, e cujos resultados foram divulgados em outubro último, contou também com modelos com bom desempenho. O Volkswagen Golf obteve pontuação máxima na proteção do passageiro adulto e criança e o Toyota Corolla teve cinco estrelas na proteção adulta e quatro para criança. 

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP e Diretor Técnico do Global NCAP, lamentou o resultado do Lifan. "Isto mostra, mais uma vez, que muitos carros econômicos de nossa região oferecem segurança zero estrela. Os consumidores que compram esses modelos são famílias que adquirem seu primeiro carro zero quilômetro fazendo um grande esforço, ou jovens que obtêm seu primeiro carro. É inaceitável para o Latin NCAP que exponham os consumidores a esses níveis tão baixos de segurança". 

É importante que carros vendidos na América Latina e que também são encontrados em mercados da Europa, Ásia e nos Estados Unidos, tenham níveis similares de segurança. Por isso, o Latin NCAP ampliou o grau de exigência e passou a cobrar um nível "europeu" de segurança dos carros fabricados e vendidos América Latina. Atualmente, para obter o índice máximo de cinco estrelas, os novos modelos devem ter bom desempenho no teste de impacto, não impondo impactos que supõem lesões fatais aos ocupantes.

Carros com cinco estrelas aprovados no teste de impacto para adultos devem também ser aprovados no teste de impacto lateral, seguindo a norma 95 das Nações Unidas. As mudanças servem para balizar novos padrões para fabricantes e para os governos, bem como ampliar a noção de segurança dos compradores de carros.

Confira todos os modelos avaliados nesta fase:


Tabela Latin NCAP


* Teste de colisão frontal:
Baseado no desempenho, o carro impacta 40% da dianteira contra uma barreira deformável a 64 km/h. O carro é avaliado com quatro passageiros, sendo dois dummies (bonecos) adultos na frente, um de três anos e outro de um ano e meio no banco de trás, que estão com os sistemas de retenção infantil recomendados pelo fabricante. 

O Chevrolet Onix, recentemente avaliado pelo Latin NCAP e apresentado em agosto de 2014, atingiu três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do passageiro infantil. Nessa oportunidade, o modelo não obteve pontos para o lembrete do uso do cinto de segurança (SBR), por não cumprir com os requisitos mínimos do Latin NCAP. 

A Chevrolet decidiu atualizar o sistema SBR no Onix para os veículos fabricados a partir de agosto de 2014. A atualização no sistema SBR para o motorista cumpre com os requisitos do Latin NCAP, obtendo 0,5 pontos a mais na pontuação da proteção do adulto. A pontuação para a proteção do adulto aumenta de 10,17 para 10,67 pontos, mantendo as estrelas para a proteção do passageiro adulto. Isso demonstra como os fabricantes estão reagindo de maneira positiva a respeito dos resultados do Latin NCAP e melhoram seus modelos. 

O Latin NCAP recomenda que os governos da América Latina e Caribe adotem e apliquem os padrões das Nações Unidas para a proteção de impacto frontal e de impacto lateral. O Latin NCAP espera ver avanços substanciais no número de carros mais seguros no mercado da região na Segunda Conferência Ministerial Mundial sobre Segurança Viária, que será realizada no Brasil em 18 e 19 de novembro de 2015.