Alimentos

Lotes de 20 suplementos Whey Protein são proibidos pela Anvisa

28 fev 2014
Três deles fizeram parte das análises da PROTESTE, que havia pedido a retirada dos produtos irregulares do mercado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da distribuição e da comercialização de 20 lotes de diferentes marcas de suplementos proteicos para atletas. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (28 de fevereiro).

Três produtos estavam entre os 20 analisados pela PROTESTE Associação de Consumidores em dezembro último, quando os resultados foram enviados à Agência e às Vigilâncias Sanitárias do Rio de Janeiro e São Paulo, pedindo a retirada dos produtos irregulares do mercado. Os testes da PROTESTE foram feitos com os produtos classificados como whey protein (sabor baunilha) e os da Anvisa incluíram também os de sabor morango e banana, totalizando 25 marcas.

Nas análises da PROTESTE, o Extreme Whey Protein (Solaris Sports Nutrition) apresentou 288% a mais de carboidrato e 30% a menos de proteína. Bio Whey Protein (Performance Science Nutrition) apresentou 100% a mais de carboidrato do que o declarado na rotulagem e o 100% Whey Xtreme (X-Pharma) continha 102% de carboidratos acima do informado na embalagem.

As análises da PROTESTE envolveram 20 suplementos proteicos para atletas do tipo whey protein e apenas seis produtos traziam os valores corretos de proteína e carboidrato em seus rótulos. Cinco deles continham menos proteínas, treze mais carboidrato e um menos carboidrato do que os indicados nas embalagens.

De acordo com a Anvisa, a composição real dos produtos é diferente daquela informada na rotulagem, o que caracteriza fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio. Além disto, a ausência da declaração de soja na lista de ingredientes de alguns produtos pode implicar em risco à saúde de consumidores que tenham alergia a esse alimento.

Para identificar o real conteúdo das 25 marcas de suplementos proteicos para atletas, foram realizados ensaios de carboidrato e proteínas, análises de rotulagem e de identificação de substâncias não declaradas na lista de ingredientes, como amido, milho, soja e fécula de mandioca.

Entre os produtos avaliados pela Anvisa no Instituto Adolfo Lutz e na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), apenas um apresentou resultados satisfatórios para todos os ensaios: o produto 100% Pure Whey, da empresa Probiótica Laboratórios Ltda.

Os produtos 100% Whey Protein e 3 Whey Proto NO2 da empresa Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda apresentaram resultados insatisfatórios apenas para a rotulagem, mas as quantidades de carboidratos e proteínas estavam de acordo com as declaradas no rótulo.

Os três produtos que tiveram maiores variações para o ensaio de carboidratos foram: Whey NO2 Pro – Pro Corps (aroma idêntico ao natural de milho), para o qual foram detectadas 17,66g de carboidratos na porção, o que representa 1104% a mais do que o valor de 1,6g declarado na rotulagem do produto; Fisio Whey Concentrado NO2, que apresentou 9,5g de carboidrato na porção, ou seja, 869% a mais do que o valor de 0,98g declarado na rotulagem do produto; 100% Ultra Whey – Ultratech Supplements, onde foram detectadas 25,51g de carboidratos na porção, isto é, 750 %  a mais do que o valor de 3g declarado na rotulagem do produto.

Para 11 produtos verificou-se a ausência de declaração de ingredientes, como amido, milho, soja e ou fécula de mandioca no rótulo. A RDC 259/02 determina a obrigatoriedade de declaração de todos os ingredientes na lista de ingredientes, em ordem decrescente da respectiva proporção.

Para o ensaio de proteínas, sete produtos apresentaram composição divergente, em mais de 20%, do valor declarado na rotulagem. O produto Whey NO2 Pro – Pro Corps (aroma idêntico ao natural de milho), que também obteve o pior resultado para o ensaio de carboidratos, apresentou também a maior variação para o ensaio de proteínas: 245% a menos do que o valor de 25g declarado na rotulagem.

Para dois produtos, a Anvisa ainda aguarda a realização das análises de contraprova. Caso haja confirmação do laudo condenatório inicial, os lotes dos produtos também serão proibidos.

A legislação tolera uma variação de ± 20% nas quantidades de nutrientes declaradas no rótulo. Ainda assim, 20 produtos apresentaram problemas com a composição. Desses, 19 apresentaram valores de carboidratos superiores aos declarados e um (lote 08303 do produto Muscle Whey Proto NO2 da empresa Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda) apresentou menos carboidratos do que a quantidade informada na tabela nutricional.

A Anvisa esclarece que os lotes proibidos não podem ser expostos à venda. Caso o consumidor identifique esses produtos em pontos de venda, deve denunciar o estabelecimento à Vigilância Sanitária de seu município.

A fiscalização também ocorrerá sobre as empresas fabricantes, que serão autuadas pelas autoridades sanitárias e podem sofrer advertência, apreensão e inutilização, interdição e ou multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 1 milhão e 500 mil.