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O que fazer quando a agência de viagens falha
25 jun 2014Mesmo que opere com outros prestadores de serviços que falhem, a agência ou a operadora são responsáveis pelo cumprimento dos contratos, devendo adotar as medidas necessárias para que os consumidores consigam realizar suas viagens.
Com a dificuldade relatada por alguns consumidores no Rio de Janeiro, a PROTESTE vai enviar ofício à Agência Marsans pedindo esclarecimentos das providências tomadas pela empresa para evitar transtornos aos que têm enfrentado problemas para embarcar nas datas contratadas.
Caso o consumidor não consiga solucionar rapidamente o problema com a empresa, deve buscar ajuda no Juizado Especial Cível para conseguir liminar e garantir o cumprimento da oferta ou mesmo receber seu dinheiro de volta. Há também o direito de receber tudo o que foi pago, corrigido monetariamente, sem prejuízos de eventuais perdas e danos, caso a empresa não cumpra com os contratos. A empresa é obrigada a ressarcir os prejuízos causados.
Os consumidores que têm parcelas do pacote a vencer podem entrar em contato com a administradora do cartão para suspender o pagamento desses valores, informando haver desacordo comercial.
Cheques pré-datados também podem ser bloqueados no banco de origem para evitar prejuízos, porém, neste caso a medida não impede que o consumidor seja protestado por terceiros, com os quais a agência tenha negociado os títulos.
A empresa precisa adotar medidas que possibilitem aos consumidores realizar suas viagens. Estes transtornos aos passageiros às vésperas da viagem mostra que é imprescindível desenvolver mecanismos de prevenção, de forma a que os consumidores não fiquem expostos a riscos e prejuízos.
Na cartilha online Direitos dos Turistas a disposição aqui, é possível verificar todos os cuidados ao contratar uma agência para evitar problemas futuros.