A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Turismo

O que fazer quando a agência de viagens falha

25 jun 2014
Se for preciso, o consumidor deve ir até ao Juizado para garantir a viagem na data prevista.
Nesta época do ano em que aumentam as viagens turísticas, o consumidor tem que ficar alerta para evitar problemas com os pacotes contratados. A PROTESTE Associação de Consumidores orienta o consumidor que tem a viagem totalmente ou quase quitada, com embarque marcado para os próximos dias, mas não tem garantias concretas de que será realizada (vouchers, por exemplo), a procurar a agência de viagem para garantir seus direitos.

Mesmo que opere com outros prestadores de serviços que falhem, a agência ou a operadora são responsáveis pelo cumprimento dos contratos, devendo adotar as medidas necessárias para que os consumidores consigam realizar suas viagens.

Com a dificuldade relatada por alguns consumidores no Rio de Janeiro, a PROTESTE vai enviar ofício à Agência Marsans pedindo esclarecimentos das providências tomadas pela empresa para evitar transtornos aos que têm enfrentado problemas para embarcar nas datas contratadas.

Caso o consumidor não consiga solucionar rapidamente o problema com a empresa, deve buscar ajuda no Juizado Especial Cível para conseguir liminar e garantir o cumprimento da oferta ou mesmo receber seu dinheiro de volta. Há também o direito de receber tudo o que foi pago, corrigido monetariamente, sem prejuízos de eventuais perdas e danos, caso a empresa não cumpra com os contratos. A empresa é obrigada a ressarcir os prejuízos causados.

Os consumidores que têm parcelas do pacote a vencer podem entrar em contato com a administradora do cartão para suspender o pagamento desses valores, informando haver desacordo comercial.

Cheques pré-datados também podem ser bloqueados no banco de origem para evitar prejuízos, porém, neste caso a medida não impede que o consumidor seja protestado por terceiros, com os quais a agência tenha negociado os títulos.

A empresa precisa adotar medidas que possibilitem aos consumidores realizar suas viagens. Estes transtornos aos passageiros às vésperas da viagem mostra que é imprescindível desenvolver mecanismos de prevenção, de forma a que os consumidores não fiquem expostos a riscos e prejuízos.

Na cartilha online Direitos dos Turistas a disposição aqui, é possível verificar todos os cuidados ao contratar uma agência para evitar problemas futuros.