A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Turismo

PROTESTE cobra providências de Camping que lesou consumidores na Copa

01 jul 2014
Em ação conjunta com associação de consumidores belga, foram exigidas melhores condições de hospedagem.
As precárias condições das instalações do camping De Village, que hospedou no Rio de Janeiro a torcida belga na primeira fase da Copa, levaram a PROTESTE Associação de Consumidores em parceria com a Test-Achats, entidade de defesa do consumidor da Bélgica, a exigir providências do estabelecimento e do Poder Público para solução dos problemas.

Foram enviados ofícios ao Procon do Rio, ao Corpo de Bombeiros, à Vigilância Sanitária e à Prefeitura pedindo providências em relação as precárias condições a que foram submetidos os torcedores belgas no Recreio dos Bandeirantes.

Sem a infraestrutura prometida apesar do elevado custo do pacote (cada um pagou cerca de R$ 13 mil incluindo passagens, ingressos e hospedagem), os torcedores enfrentaram banheiros sujos, falta de energia, e correram risco com a falta de segurança da parte elétrica. Eles foram orientados a registrar em fotos e vídeos todos os transtornos sofridos para exigir ressarcimento da empresa contratada, além de uma indenização da Voyage Sun pelos danos sofridos.

O cenário fazia jus ao apelido de “DeVillage” – aglutinação de Devil Village, em inglês “Vila dos Diabos”, como é conhecido o selecionado da Bélgica. Havia um banheiro para cada 20 pessoas, tapumes cobriam o solo enlameado, tomadas que não podem ser usadas em caso de chuva, postes quebrados e uma área de primeiros-socorros utilizada como varal. Havia cerca de 400 torcedores em parte da área do Camping Clube do Brasil no Recreio dos Bandeirantes, defronte à praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio.

A orientação para quem estiver insatisfeito com o atendimento, estrutura e qualidade de um estabelecimento, é além de registrar a reclamação em um órgão de defesa do consumidor, e também formalizar queixa no site do Ministério de Turismo, para que a classificação do local possa ser fiscalizada. 

Para evitar os transtornos enfrentados pelos belgas, é importante obter o máximo de informações antes de escolher o meio de hospedagem. Além das características do local, se houver fotos disponíveis no site, avaliar as condições e a aparência do local. 

Não se pode deixar de pesquisar, também, na internet, o mapa da região em que se localiza o estabelecimento. Além disso, deve-se buscar informações com quem conheça a cidade. Conheça outros direitos em nossa Cartilha do Turista.