A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Carros

PROTESTE denuncia dificuldades no recebimento do DUT após quitação de financiamento

18 set 2014
Exigências dos bancos na transferência da propriedade do veículo expõe consumidor a risco.
Consumidores que financiaram o veículo por meio de arrendamento, o leasing, têm tido dificuldades na hora da transferência para o seu nome, ou de terceiros, quando quitam a dívida. A PROTESTE Associação de Consumidores recebeu reclamações de diversos associados que precisaram recorrer à entidade para obter o Certificado de Registro do Veículo-CRV/Documento Único de Transferência – DUT. Só assim, puderam providenciar a transferência de propriedade do veículo junto ao Departamento de Trânsito do Estado.

A liberação do documento deveria ser automática, mas os bancos e financeiras exigem que o consumidor envie pelo correio o documento original em branco, para ser preenchido em nome do comprador que o consumidor indicar. É um processo arriscado, pois pode haver extravio. Consumidores relatam perda de venda do carro em função das exigências dos bancos. Na hora da compra os bancos e financeiras informam que a liberação do CRV/DUT pode ser feita em qualquer agência, mas não é o que ocorre.

A lei estabelece prazo de 30 dias para que o DUT seja enviado após a quitação de todas as parcelas previstas em contrato, e da entrega para o banco ou financeira de comprovantes de pagamento dos IPVAs e dos DPVATs, bem como das multas pagas nas esferas Federal, Estaduais e Municipais.

Ao vender o carro o consumidor é obrigado a entregar ao novo proprietário, o Documento Único de Transferência (DUT). Além do recibo devidamente assinado, datado e com firma reconhecida em cartório. Sem a transferência, o antigo proprietário ainda se responsabiliza pelos atos cometidos pelo atual, como multas de trânsito, atropelamentos e colisões, já que, para o Detran, o dono do veículo permanece o anterior à venda.

Quem já vendeu um veículo sabe o tamanho da burocracia que envolve esta operação. O principal cuidado é passar os documentos para o nome do novo dono através do Documento Único de Transferência (DUT). Mas nem sempre a recomendação é seguida, o que pode trazer uma série de transtornos para o antigo proprietário, seja por falta negligência de quem vende ou exigência de quem compra. Os custos para a transferência variam conforme o ano do veículo. Não se deve fechar negócio enquanto o DUT não estiver preenchido em nome do novo dono. É a única segurança, para se evitar problemas futuros.

O artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidade de multa grave, no valor de R$ 127,96, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo para regularização para o comprador do carro que não realizar a transferência dentro do prazo.

A PROTESTE orienta a quem tiver problemas semelhantes para a liberação do DUT a entrar em contato pelos telefones (11) 4003-3907 em São Paulo e (21) 3906-3900 para as demais regiões do país para obter informações sobre como proceder na defesa dos seus direitos.