A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Turismo

Visto americano: PROTESTE alerta sobre cuidados com documentação ao viajar para o exterior

31 jul 2014

Falha técnica interrompeu emissão do visto em todo o mundo e não há previsão de quando o sistema voltará a funcionar.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que o consumidor que está com viagem programada para os Estados Unidos e que ainda depende da liberação do visto pode ter prejuízos com a suspensão do serviço de emissão do documento, anunciada nesta quarta-feira (30). 

Para evitar problemas, a PROTESTE orienta: o consumidor não deve se arriscar e marcar a viagem ou comprar passagens antes de ter o visto e o passaporte em mãos. Isso porque não há a possibilidade de reembolso das despesas de quem dependia do documento para viajar e por não tê-lo, perdeu o voo; ou de repasse dos custos de multas para remarcação de passagens aéreas, caso o visto não tenha sido emitido até o dia da viagem. 

Segundo o consulado dos Estados Unidos em São Paulo, o problema surgiu após um procedimento de atualização do software e deve levar algumas semanas até que a capacidade total de processamento de vistos seja retomada. 

A Embaixada dos Estados Unidos elaborou um site (em inglês) com perguntas e respostas para ajudar o consumidor nesta situação: travel.state.gov