Carros

Carro mortal, Tsuru é reprovado em teste de colisão contra o Versa

27 out 2016
Modelo produzido no México será retirado do mercado pela Nissan em maio de 2017.

Os riscos do Nissan Tsuru, veículo fabricado e vendido no México, voltaram a ser confirmados em avaliação ao vivo carro contra carro, nesta quinta-feira (27). Ele já tinha obtido zero estrela em segurança para motorista e passageiro em 2013, em teste de colisão feito pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP).

Ele foi reprovado no teste de colisão frontal com o Nissan Versa 2016, também produzido no México, mas vendido nos Estados Unidos. A Nissan já havia anunciado no dia anterior que o modelo, por conta da falta de segurança, terá a produção suspensa em maio de 2017.

Realizado pelo Global NCAP e Latin NCAP, do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, o primeiro teste de colisão entre dois veículos demonstrou que o Versa é "bom". Já um motorista do Tsuru teria apresentado lesões de alta probabilidade de risco de vida, na batida; e, portanto, com altas possibilidades de ter sido fatal. Ele não tinha airbags e as principais estruturas colapsaram; comprometendo o espaço de sobrevivência.

Depois do teste que implicou uma superposição de 50% na frente dos veículos e uma velocidade combinada de 80mph (129 km/h), o resultado demonstrou por que a Nissan deveria parar, urgentemente, a produção do Tsuru.

David Ward, secretário geral do Global NCAP, considerou demorada a suspensão da produção do Tsuru: "Esta decisão de suspender a produção de um veículo tão inseguro é muito demorada. Há três anos, o Latin NCAP fez o teste de colisão desse modelo, sendo seu resultado de zero estrela. A Nissan demorou bastante em reconhecer que a venda de automóveis de baixos padrões de segurança é inaceitável. Felizmente responderam às demandas do Latin NCAP e dos consumidores mexicanos para retirar o Tsuru do mercado”.

O teste de colisão "carro contra carro" foi realizado na sede do IIHS em Virgínia, nos Estados Unidos e transmitido ao vivo pela internet. A avaliação foi feita em conjunto pelo The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) e o Global New Car Assessment Programme (Global NCAP).

David Ward, secretário geral do Global NCAP, acrescentou: "Nosso primeiro teste de colisão carro contra carro demonstrou, claramente, a importância de contar com regulações mínimas de segurança veicular. O México ainda não conta com essas regulamentações, e os Estados Unidos as aplicam há décadas. A falta de regulações pode gerar uma venda de carros muito insegura como o Tsuru. Todos os países da América Latina e do Caribe devem aplicar as Normas de Segurança Veiculares das Nações Unidas ou seu equivalente, onde couber, para que não existam mais veículos zero estrela".