Esclarecimentos da PROTESTE sobre o teste de protetor solar

05 dez 2016
Apesar dos problemas encontrados em cinco marcas, há outras três de boa qualidade indicadas para uso.

A PROTESTE Associação de Consumidores vem reafirmar o estudo realizado com protetores solares faciais e divulgado em 28 de novembro de 2016, em que cinco produtos foram mal avaliados por apresentar proteção abaixo da informada na rotulagem. Informamos que todos os fabricantes e as entidades foram informados dos resultados obtidos nas análises, para providências.

Surpreendentemente a maior reação adversa tem surgido por parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, contestando os resultados do nosso teste.

A PROTESTE estranha esse comportamento, apesar de parecer que os nossos interesses sejam comuns na salvaguarda da saúde pública e na proteção da pele dos consumidores.

A única resposta que a PROTESTE pode dar é que irá até as últimas consequências para salvaguardar a credibilidade do seu trabalho, dos seus estudos e dos seus pesquisadores.

A PROTESTE move-se com uma única finalidade: a verdade e a transparência da informação aos consumidores. A associação considera que o uso do protetor é importante e aponta opções de produtos adequados, inclusive com preços mais acessíveis no mercado (Nivea Sun FPS 60, Cenoura e Bronze FPS 50 e Natura FPS 60, por exemplo).

Nos seus 15 anos de existência, e nos mais de 50 anos de outras organizações que utilizam metodologias semelhantes e laboratórios capacitados e com reconhecimento internacional para a realização das análises, muitos setores quiseram negar as evidências. O tempo encarrega-se de demonstrar quem tem razão.

Aos produtores e distribuidores a PROTESTE continua a indicar o caminho: corrijam a situação, afinal os consumidores também são seus clientes.

Com a saúde dos brasileiros não se brinca!

E a PROTESTE reafirma toda sua disponibilidade para o diálogo com todos os atores, fabricantes, entidades, sociedades e associações, para a melhoria dos produtos.