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Produtos
Falsos apelos ecológicos fora da embalagem do Bombril
09 ago 2016Finalmente, após três anos de denúncias ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a PROTESTE Associação de Consumidores conseguiu que a Bombril retire a expressão "produto 100% ecológico" da embalagem de sua esponja de aço, por falso apelo ecológico.
A decisão da empresa foi após ter seu último recurso rejeitado pelo Conar, em julgamento ocorrido este mês. A nova embalagem, com a expressão "muito mais higiênico", será comercializada a partir da segunda quinzena deste mês, mas ainda mantém a palavra Eco. Mesmo sendo um produto degradável, há outros impactos ambientais gerados durante a produção, inviabilizando a classificação como ecológico.
Em decisão de março de 2014, o Conar já havia recomendado a alteração da embalagem e a retirada do termo "100% ecológico" por se tratar de um apelo ambiental de difícil comprovação, mas a empresa não fez alterações na embalagem.
Em março último, a PROTESTE apresentou ao Conar denúncia contra 12 produtos suspeitos de maquiagem ambiental ou de promover o chamado "greenwashing" – artifícios de marketing que se aproveitam do apelo da sustentabilidade para chamar a atenção para supostos benefícios ambientais ou até mesmo para informações irrelevantes.
Além do caso Bombril, outros cinco processos sobre suposta maquiagem ambiental foram abertos no Conar a partir da denúncia da PROTESTE e ainda estão em fase de recurso. No último dia 26 de julho, o conselho negou recurso à Fiat Lux, mantendo decisão pela supressão da expressão "madeira 100% reflorestada", bem como da figura.
Foi atendida solicitação da PROTESTE tendo em vista que o fósforo Fiat Lux não tem comprovação ou certificação para manter a expressão "madeira 100% reflorestada" em sua embalagem. A empresa não apresentou o selo de certificadora ambiental como o FSC ou Cerflor - além de não tornar acessível para o consumidor informações que o confirmariam.
O Conar também determinou a alteração da embalagem da borracha Maped, por chamar a atenção de ser livre de PVC com um símbolo de referência ambiental (folha), como se fosse um diferencial. Ao comparar com um produto equivalente de outra marca, foi verificado que o mesmo também é isento de PVC e diferente da Maped, não chama a atenção para este fato, estando apenas descrito em sua composição.