Produtos

Falsos apelos ecológicos fora da embalagem do Bombril

09 ago 2016
Mudança partiu após PROTESTE constatar suposta maquiagem ambiental em esponja de aço.
Finalmente, após três anos de denúncias ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a PROTESTE Associação de Consumidores conseguiu que a Bombril retire a expressão "produto 100% ecológico" da embalagem de sua esponja de aço, por falso apelo ecológico.

A decisão da empresa foi após ter seu último recurso rejeitado pelo Conar, em julgamento ocorrido este mês. A nova embalagem, com a expressão "muito mais higiênico", será comercializada a partir da segunda quinzena deste mês, mas ainda mantém a palavra Eco. Mesmo sendo um produto degradável, há outros impactos ambientais gerados durante a produção, inviabilizando a classificação como ecológico.

Em decisão de março de 2014, o Conar já havia recomendado a alteração da embalagem e a retirada do termo "100% ecológico" por se tratar de um apelo ambiental de difícil comprovação, mas a empresa não fez alterações na embalagem.

Em março último, a PROTESTE apresentou ao Conar denúncia contra 12 produtos suspeitos de maquiagem ambiental ou de promover o chamado "greenwashing" – artifícios de marketing que se aproveitam do apelo da sustentabilidade para chamar a atenção para supostos benefícios ambientais ou até mesmo para informações irrelevantes.

Além do caso Bombril, outros cinco processos sobre suposta maquiagem ambiental foram abertos no Conar a partir da denúncia da PROTESTE e ainda estão em fase de recurso. No último dia 26 de julho, o conselho negou recurso à Fiat Lux, mantendo decisão pela supressão da expressão "madeira 100% reflorestada", bem como da figura.

Foi atendida solicitação da PROTESTE tendo em vista que o fósforo Fiat Lux não tem comprovação ou certificação para manter a expressão "madeira 100% reflorestada" em sua embalagem. A empresa não apresentou o selo de certificadora ambiental como o FSC ou Cerflor - além de não tornar acessível para o consumidor informações que o confirmariam.

O Conar também determinou a alteração da embalagem da borracha Maped, por chamar a atenção de ser livre de PVC com um símbolo de referência ambiental (folha), como se fosse um diferencial. Ao comparar com um produto equivalente de outra marca, foi verificado que o mesmo também é isento de PVC e diferente da Maped, não chama a atenção para este fato, estando apenas descrito em sua composição.