A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Carros

Fiat New Palio obtém só uma estrela com novo protocolo de avaliação do Latin NCAP

03 ago 2016
Carro chinês BYD F0, sem airbags, não obteve nenhuma estrela.
Com os critérios mais rígidos de avaliação, o Fiat New Palio ganhou apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil, nos últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira. 


Antes de o modelo ser testado no impacto lateral, como agora, os resultados haviam sido bem melhores para o carro da Fiat. Em 2014 e 2015, quando as avaliações envolviam apenas o impacto frontal, o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

O New Palio avaliado não conta com airbags laterais; mas mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes. A falta de airbags explica a baixa proteção lateral. 

A baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do boneco usado no teste (dummy) no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto. Em proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.

Os resultados foram apresentados hoje (3), em Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). "Os fabricantes precisam investir em mais segurança para que os resultados não continuem a decepcionar", destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Carro chinês decepciona

O BYD F0, fabricado na China, testado na versão mais básica de segurança disponibilizada nos mercados do Latin NCAP, obteve zero estrela para o ocupante adulto e apenas uma estrela para o ocupante infantil. O modelo, similar ao reconhecido Peugeot 107, apresentou estrutura estável no impacto frontal, mas registrou lesões de elevado perigo nos dummies adultos, possivelmente devido à carência de airbags.

Mas a estrutura do veículo foi classificada como estável no impacto frontal. A baixa qualificação para proteção do ocupante infantil é devido às leituras elevadas nos dummies durante o teste, a falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e pontuação baixa quanto a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). 

O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural e interior para o impacto lateral como reforços de portas. Nesse aspecto, se assemelha ao Fiat New Palio e o Kia Picanto. Em contraste com o mais caro e também testado neste ano, o Peugeot 208.

Para María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP, "estes resultados evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. Como consumidores, pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis, para todos os países poderem oferecer os mesmos níveis de segurança a todos os habitantes da região, iguais aos níveis oferecidos na Europa, no Japão, na Austrália e nos EUA".

Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, destacou que é "uma grande preocupação para o Latin NCAP o fato de que ainda em 2016 continuem a serem vendidos na América Latina modelos sem airbags. O BYD F0 imita o Peugeot 107, um modelo lançado no mercado com airbag em todas as unidades. O Latin NCAP considera que o importante seria incorporar o mesmo equipamento de segurança se o F0 queria ser similar ao 107. Apesar do fraco resultado para a proteção do ocupante adulto do Fiat New Palio, o desempenho da estrutura lateral foi uma surpresa positiva; conseguindo um bom desempenho para um modelo popular desenvolvido localmente". 

O Latin NCAP informa que os próximos resultados serão apresentados no mês de setembro.