Habitação

Financiar material de construção requer cuidado, alerta PROTESTE

17 ago 2016
É preciso atenção para o Custo Efetivo Total e pesquisar em diferentes locais antes de comprar os materiais.
Será que vale a pena contratar a linha de financiamento da Caixa Econômica Federal para reformar o imóvel? A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que neste caso, o crédito é só para cliente do banco e, como em qualquer contratação de empréstimo, é preciso avaliar se há condições de assumir a dívida, afinal, o prazo de pagamento não é curto (238 meses).

Por isso, evite comprometer mais de 30% de sua renda com financiamento. Faça uma pesquisa minuciosa entre as instituições bancárias, sempre verificando se o que está sendo oferecido cabe no seu orçamento mensal e o mais importante, verifique o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento, pois quanto menor o CET, menor será o custo do crédito ofertado.

No último dia 8, a Caixa informou que disponibilizou R$ 7 bilhões para financiar a compra de material de construção no programa Construcard até o final de 2017. A linha de crédito para financiamento de material de construção oferece taxa de juros promocional de 1,95% ao mês para clientes com mais de seis meses de relacionamento.

O cliente contrata o financiamento nas agências da Caixa, recebe o cartão na hora e pode realizar as compras no dia seguinte. Por SMS, os clientes podem receber informações sobre saldo disponível e compras realizadas. Além disso, poderão baixar um aplicativo para consulta de extrato, saldo e até a realização de bloqueio e desbloqueio do cartão. Mas atenção, a mão de obra dos serviços não pode ser paga com o cartão.

Até o sexto mês após a contratação, o cliente pode utilizar o cartão para comprar o material e paga somente os juros sobre as compras realizadas. Após esse período, o consumidor começa a pagar as parcelas do financiamento, que serão fixas e debitadas da conta corrente conforme o crédito utilizado. O cartão só pode ser usado nas lojas conveniadas e é automaticamente bloqueado quando o período de seis meses de utilização terminar.

O consumidor tem de dois a seis meses para comprar tudo que precisar conforme o limite disponível; após o período de compras, o cliente tem até 238 meses para pagar as prestações, não podendo a soma total do prazo de utilização e de amortização ultrapassar 240 meses.

A vantagem do financiamento é a possibilidade de aquisição total do material com prazos estendidos para pagá-lo. Pesquise muito bem diferentes orçamentos antes de comprar o material e não financie mais dinheiro do que o necessário para sua obra.

Além de separar recursos para o pagamento da mão de obra, procure pedreiros de confiança para tocar o projeto com tranquilidade. Não deixe de separar algum dinheiro para qualquer imprevisto ou emergência durante as obras.