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Carros

PROTESTE encontra cadeirinhas seguras no sexto teste realizado

08 dez 2016
Mas ainda há produto eliminado por colocar em risco as crianças em caso de colisão lateral
Finamente no sexto teste com sete modelos de cadeirinhas para transporte de crianças no carro, realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores, se constatou que há produtos seguros no mercado que merecem avaliação máxima.

O primeiro produto vendido na América Latina a receber cinco estrelas na avaliação de segurança, em especial pelo seu ótimo desempenho nos testes de impacto frontal e lateral foi o bebê conforto Cosco Moove. Ele, inclusive, é mais barato que a pior cadeirinha avaliada, a Lenox Caracol com base, que não se saiu bem no teste de colisão lateral.

No teste da Lenox Caracol com base a cabeça do boneco se chocou contra a porta do carro. Houve ainda forte aceleração da cabeça e do tórax. Quando avaliado sem a base instalada, o Lenox Caracol foi considerado ruim, assim como o modelo da Burigotto.

Foram testados dispositivos de retenção infantil do grupo 0+ ( para crianças de até 13quilos) também conhecidos como bebê-conforto ou cadeirinha de bebê.

Mesmo com as falhas em alguns produtos, a PROTESTE destaca que é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há 4 grupos de cadeirinhas e o que importa, na hora da compra, é a indicação de peso e altura da criança a ser transportada.

O teste de colisão frontal é o primeiro ao qual as cadeirinhas são submetidas. Ele simula uma colisão a 64 km/h em um Golf. Os modelos Cosco Moove, Prime Baby Journey e Lenox Caracol (sem base) foram considerados muito bons nessa avaliação.

Foram seguidos pelo Lenox Cozycot, Burigotto Touring Evolution SE e Tutti Baby Nino, que receberam conceito bom. Já o bebê-conforto Lenox Caracol, quando avaliado com a base instalada, obteve resultado apenas aceitável no teste de impacto frontal. Isso sem falar que a base ficou danificada após a colisão.

Na sequência, as cadeirinhas passaram pelo teste de impacto lateral, em uma simulação a 28 km/h. Essa avaliação não é exigida para obtenção do selo do Inmetro. Mas, para a PROTESTE, ela é fundamental.

Os modelos Lenox Cozycot e Tutti Baby Nino tiveram desempenho aceitável. As melhores notas no teste de impacto lateral ficaram com Cosco Moove, tido como muito bom, e Prime Baby, que recebeu conceito bom.

Na avaliação total de impacto, o bebê-conforto Cosco Moove apresentou os melhores resultados e é o primeiro caso de uma avaliação cinco estrelas de um modelo vendido na América Latina.
Em seguida, os bebês-confortos Prime Baby Journey e Lenox Cozycot atingiram conceito bom.

Os modelos Burigotto Touring Evolution SE, Tutti Baby Nino e Lenox Caracol (sem base) tiveram avaliação geral de impacto tida como aceitável. Já o modelo Lenox Caracol com base teve o pior resultado, sendo considerado muito ruim. Este produto só é vendido no Brasil com a base, portanto, não indicamos sua compra. Caso o consumidor já tenha comprado este produto, a Proteste orienta a usá-lo sem a base quando instalado no seu carro.

Falhas nas informações aos usuários

De forma geral, dos seis manuais avaliados, apenas o do Burigotto Touring Evoltion SE foi considerado aceitável, todos os outros foram considerados ruins. O manual da Burigotto apresenta texto de boa qualidade e de bom tamanho. As figuras são claras e os pontos importantes são destacados em vermelho. Ele peca por não apresentar instruções de limpeza, o que é exigido pela norma técnica.

Em relação às informações da etiqueta faltam informações de segurança e de orientações que facilitem a correta instalação do dispositivo. Por isso, todos foram considerados muito ruins.

A cadeirinha Prime Baby Journey é a única que traz a etiqueta de alerta para a não instalação do produto em assentos equipados com airbag, mas ela está em inglês. Essa informação é essencial, uma vez que, em caso de colisão, o airbag pode sufocar a criança. E lembre-se: a cadeirinha nunca deve ser instalada no banco do carona. E os modelos do Grupo 0+ as crianças devem ser posicionadas de frente para o banco traseiro.

No Lenox Caracol, há a informação de que o bebê-conforto deve ser instalado do lado direito ou no centro do assento traseiro. Porém, não alerta que a instalação no centro só deve ser feita em carros com cinto de três pontos.

No Lenox Cozycot, não há recomendação para evitar que as tiras do cinto do carro fiquem torcidas. E esse é um dos erros mais comuns durante a instalação. É preciso ainda tensionar devidamente o cinto do carro antes de usar a cadeirinha, para que ela se mantenha firme no assento.