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PROTESTE orienta como resolver problemas com as compras da Black Friday
25 nov 2016Teve problemas com as compras da Black Friday? O produto não chegou no prazo acertado ou é diferente do pago? Caso a compra tenha sido feita em loja virtual você tem até sete dias para cancelar, mesmo que o produto não apresente qualquer defeito. O prazo da desistência é contado a partir da data da entrega, e é importante formalizar por escrito o cancelamento da compra. Não é preciso justificar.
Inicialmente, o consumidor deve entrar em contato com a loja que vendeu o produto, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e tentar a solução direta do problema. Mas não deve deixar de procurar uma entidade de defesa do consumidor como a PROTESTE Associação de Consumidores, pelos números: 0800-282-2204 (para telefones fixos), (21) 3906-3900 (para telefones celulares) ou no site www.proteste.org.br/reclame, se for lesado com entrega diferente do pedido, por exemplo. Ou se o produto não for entregue no prazo prometido.
Toda informação transmitida ao consumidor por meio de publicidade, embalagens ou mesmo declarações dos vendedores deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. O consumidor tem o direito de exigir que os produtos sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados.
A lei garante que, no caso do produto apresentar defeito e o problema não for resolvido dentro de 30 dias, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso, a devolução integral da quantia paga devidamente atualizada ou o abatimento proporcional do preço.