Comércio Eletrônico

Black Friday: PROTESTE encontra variação de até 44% em um mesmo produto

24 nov 2017
Em estudo, Associação faz comparação de preço com os nove produtos mais procurados pelos consumidores

A PROTESTE, Associação de Consumidores, divulgou nesta sexta-feira, 24, um estudo de preços realizado com mais de 800 produtos em 42 lojas, considerando o histórico de preços desde dezembro de 2016, para facilitar a vida do consumidor nesta Black Friday.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday deve ter um impacto positivo no comércio online e as vendas devem crescer 18%, comparando o mesmo período do ano passado, com um faturamento esperado de R$2,506 bilhões.

O estudo de preços da PROTESTE tem como objetivo auxiliar os consumidores no processo de decisão de compra durante o período de promoções da Black Friday. O levantamento indica as lojas online mais baratas e mais caras, além das variações de preços por produto no mercado virtual.

Com base na pesquisa de preços a PROTESTE realizou um breve levantamento e verificou quais são os produtos mais desejados pelos consumidores e mais ofertados pelas lojas, a fim de ilustrar a diferenciação de preços entre eles e apontar quais seriam os valores justos a serem cobrados nesta Black Friday. Confira:

TV

O primeiro caso é o modelo de TV da LG 32LJ600B. No dia 13/11/2017, esse produto apresentou um preço online mínimo no valor de R$ 1.129,53, enquanto o maior preço encontrado foi de R$ 1.629,00. A variação encontrada foi de 44,22%. Por isso é muito importante o consumidor pesquisar bastante antes de comprar.

Um preço aceitável para este produto na Black Friday, deve estar entre o preço mínimo e o médio. Encontrando alguma promoção acima deste valor não é recomendado realizar a compra. O menor preço encontrado para este produto, no período avaliado, foi de R$ 1.055,99, em setembro de 2017.

Já para a TV Samsung UN40J5200, o menor preço encontrado, no dia 13/11/2017, foi de R$ 1.699,00 e o maior, R$ 1.999, ou seja, a economia é de R$ 300,00, o que equivale a quase 18% de variação. No dia 28/09/2017 esta TV foi encontrada por R$ 1.499,00, o que seria uma economia de R$ 200,00. Essa diferença de preços foi encontrada em uma análise de menos de 50 dias, o que mostra o quanto é importante pesquisar preços e esperar o melhor momento para realizar a compra. Portanto se esta TV for o desejo do consumidor, é importante considerar um preço ótimo abaixo ou próximo de R$ 1.499.

O modelo ultra HD UN50MU6100 da Samsung, que possui tecnologia smart, permitindo acessar apps diretamente da TV, a economia seria de R$ 519,90, se comparamos com os preços encontrados online (R$2.879,10 e R$ 3.399), do dia 13/11/2017. Essa variação corresponde a 18,06% e com este valor é possível levar ainda uma fritadeira do tipo air fryer, a qual não é necessário uso de óleo. O preço que entendemos como uma grande oportunidade seria abaixo ou próximo do valor de R$ 2.649,00, o menor valor encontrado no período (dia 12/10/2017).

Da mesma forma que os casos anteriores, a PROTESTE analisou o preço do dia 13/11/2017 para a nova TV LG 49UJ6565. Neste dia, ela poderia ser adquirida por valores entre R$ 2.659 (preço mínimo) e R$ 3.749 (preço máximo). Ao comparar esses preços, chegamos a uma economia de R$ 1.089,00, uma variação de 41%. O menor preço encontrado no período avaliado para esta TV foi de R$ 2.519,10, no dia 04/10/2017, portanto a Associação definiu que para ser uma boa oportunidade na Black Friday, o preço deste produto deve estar menor ou próximo a este valor.

Fritadeira

Vamos analisar agora outro desejo dos brasileiros, a fritadeira sem óleo. Um dos produtos mais ofertados desta categoria é a Cadence Perfect Fryer FRT 531. Em 13/11/2017, o valor mínimo encontrado para este produto foi de R$ 224,32, enquanto o máximo de R$ 419,90, uma diferença de R$ 195,58, ou 87%. Com este valor, no dia 05/10/2017, o consumidor teria comprado outra unidade do produto, pois neste dia foi encontrado o menor preço, R$189,05, no período do estudo. Para encontrar o melhor preço, bastaria usar o plugin MAIS BARATO PROTESTE, com o qual é possível pesquisar e criar alertas de preços, facilitando as compras e gerando economia.

O modelo da Mondial apresentou um preço médio, no dia 13/11/2017, de R$ 324,99. Os preços mínimo e máximo desta data foram, R$ 269,99 e R$ 359,16, respectivamente. O preço mínimo encontrado para este produto, no período do estudo, foi de R$ 245,52, no dia 01/12/2016. Desde então, o preço mínimo deste produto já chegou a R$ 342,52, em setembro deste ano.

Smartphone

Uma categoria bastante procurada pelos brasileiros é a dos smartphones. O Moto G5 é um dos aparelhos mais procurados, pois possui uma boa configuração e um preço acessível. Da mesma maneira que os casos anteriores, a pesquisa é a grande arma do consumidor, pois no dia 13/11/2017, este celular foi encontrado online por valores entre R$ 694,32 e R$ 1.065,87, uma variação de 53,51% e uma economia de até R$ 371,55. Vale dizer que R$ 694,32 foi o menor preço encontrado para este produto até o momento.

O Modelo J7 Prime da Samsung é um pouco mais caro que o MOTO G5, mas também é um produto muito buscado pelos consumidores. Pesquisando em lojas online, a economia na compra deste produto no dia 13/11/2017, poderia chegar a R$ 500,00, o que representa uma variação de 55,56%, pois os preços encontrados variaram de R$ 899,90 a R$ 1.399,90. O menor preço encontrado, no período pesquisado, foi no dia 06/07/2017 e o valor foi R$ 861,52, portanto um valor abaixo ou próximo deste é o ideal para adquirir o produto na Black Friday.

Já no caso do celular da LG k10 2017, a PROTESTE verificou que o preço máximo se manteve estável desde o dia 19/08/2017, em R$ 999,00, enquanto o mínimo apresentou variações todos os dias. Em 13/11/2017, o valor foi de R$ 656,20, uma diferença de R$ 342,80 ou 52,24% em relação ao preço máximo citado. Porém o menor preço encontrado para este produto, durante a nossa pesquisa, foi R$ 598, no dia 06/09/2017, isto é, consideramos uma boa oferta para a Black Friday, quando o preço encontrado for menor ou próximo deste valor.

A PROTESTE adverte que é importante evitar o consumo compulsivo diante de tantas ofertas. É preciso conferir com cuidado as especificações das ofertas, salve sempre a oferta que foi veiculada pelo vendedor e os detalhes da compra, como parcelas, forma de pagamento, data da entrega, preço de frete e especificações do produto.