A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

Inmetro suspende marca de fogão Atlas após denúncia da PROTESTE

04 jul 2017
Modelos da marca Atlas tinham liberação de CO acima do permitido e apresentava risco de tombamento.

O Instituto Nacional De Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) suspendeu e a comercialização e fabricação dos fogões da marca Atlas. A medida foi tomada após denúncia feita pela PROTESTE Associação de Consumidores, que realizou teste mostrando inadequação dos produtos.

Na análise da Associação, os modelos liberam monóxido de carbono (CO) acima do limite considerado seguro. No modelo Atlas 5 bocas Top Machine, foi detectado 0,27% e 0,47% de liberação de CO, sendo que o máximo permitido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a segurança do usuário é de 0,2%. Já o modelo Atlas Coliseum 4 bocas, foi determinado um risco de tombamento, o que pode causar lesões ou queimaduras graves aos usuários.

Com base nessas informações, o instituto realizou avaliações próprias em novas amostras dos produtos coletados no mercado, confirmando os problemas apontados. Assim, foi acionada a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro (RBMLQ-I), para ações de fiscalização, para verificar se as proibições de fabricação e de comercialização estão sendo cumpridas pela empresa. Além disso, o caso foi levado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para que sejam adotas as práticas necessárias, como o recall do produto.

A Atlas decidiu fazer o recall preventivo de maneira espontânea, assim que recebeu a notificação do Inmetro sobre o caso. Dessa forma, os clientes que tenham adquirido os produtos Coliseum e Top Machine fabricados a partir de fevereiro de 2017, devem entrar em contato com a equipe de atendimento para verificar se o produto precisará passar por recall. Os contatos podem ser realizados por telefone: 0800-707-1696 (ligação gratuita), por chat online: www.atlas.ind.br/pt/apoio-ao-consumidor para chat online ou e-mail: sac@atlas.ind.br

A PROTESTE recomenda então que quem tem um desses modelos em casa exija seus direitos junto ao fornecedor.