A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Recall

Preocupados com  a segurança do consumidor acompanhamos  esta questão e monitoramos os chamados para alertar sobre a importância de atender os chamados. Em dezembro de 2013, por exemplo, pedimos a promoção de recall de todos os protetores Australian Gold cujas datas de validade tinham sido fraudadas.

O recall foi um dos aspectos inovadores do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O proprietário é ‘chamado’ para reparar, gratuitamente, produtos como automóveis, brinquedos, eletroeletrônicos, dentre outros, com defeitos de fabricação que ameacem sua saúde e de outras pessoas. Nos casos de alimentos e medicamentos são feitas trocas dos produtos  com problemas.

A PROTESTE se preocupa com o tema e acompanha esta questão e monitora os chamados para alertar os consumidores sobre a importância de atender os chamados para não comprometer a segurança.

Em dezembro de 2013, por exemplo, pedimos a promoção de recall de todos os protetores Australian Gold cujas datas de validade tinham sido alteradas, com a entrega de filtros solares com correta indicação da data de expiração ou a devolução do valor pago, monetariamente corrigido, conforme a escolha de cada consumidor. A solicitação foi atendida em fevereiro último. A empresa anunciou que faria a substituição ou reembolso do produto SPF 30 Plus Spray Gel Clear (237ml), devido a uma adulteração na data de validade dos lotes de números: 01288 e 00601.

Pelos valores e os riscos envolvidos, o recall de automóveis chama muita atenção. Têm sido mais frequentes do que se poderia esperar, afinal, deve haver nas linhas de montagem um controle de qualidade extremamente rigoroso, pois carros podem se transformar em armas letais.

Um problema recorrente é que os brasileiros não atendem aos chamados para consertar os defeitos dos carros. Em 2013, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), somente 20% dos chamados foram às concessionárias para os reparos necessários.

Ora, isso significa que 80% dos veículos com problemas dos mais variados estão rodando sem o ajuste recomendado pela própria fábrica. Isso piora ainda mais a situação de um trânsito já caótico e mortífero. Estima-se que 50 mil pessoas morram, anualmente, em acidentes pelas vias do Brasil.

Publicações sobre Recall

Levantamento aponta resultados alarmantes sobre o recall automotivo no Brasil

06 dez 2017

A Associação orienta a importância do recall

Inmetro suspende marca de fogão Atlas após denúncia da PROTESTE

04 jul 2017

Modelos da marca Atlas tinham liberação de CO acima do permitido e apresentava risco de tombamento.

Inmetro suspende marca de fogão Atlas após denúncia da PROTESTE

04 jul 2017

Modelos da marca Atlas tinham liberação de CO acima do permitido e apresentava risco de tombamento.

Debate Público sobre efetividade das campanhas de recall

18 jun 2015

PROTESTE, que teve trabalho pioneiro sobre acidente de consumo, abordará o papel do mercado na prevenção.

Perdas e ganhos do consumidor em 2014

17 dez 2014

PROTESTE avalia que serão grandes os desafios da defesa do consumidor em 2015 com a retração da economia.

PROTESTE cobra do Denatran para que não atendimento a recalls conste no certificado do carro

13 out 2014

Entidade pede a implantação de sistema que inclua as informações de recalls no documento do veículo.

Defeito em cinto pode deixar crianças presas em cadeirinhas

02 jul 2014

PROTESTE cobra promoção de recall se problema afetar modelos no País. E orienta os pais a contatar a Graco para saber se terão que trocar a fivela.

Direitos na ponta dos dedos no novo hotsite PROTESTE

10 jun 2014

Novo site permite monitorar todas as áreas de atuação da entidade para melhorar a vida do consumidor.

Retirada do mercado de Suplementos para Atletas irregulares

05 mai 2014

ANVISA notificou 14 empresas que apresentaram irregularidades entre o declarado e o efetivamente constatado em teste laboratorial da PROTESTE. Um produto foi retirado do mercado

Aumenta frequência de convocação de recall

29 abr 2014

Maior incidência de defeitos que põem em risco a segurança do consumidor é resultado do aumento da produção de veículos, mais vigilância da sociedade e descuido no controle de qualidade da indústria