Carros

Defeito em cinto pode deixar crianças presas em cadeirinhas

02 jul 2014
PROTESTE cobra promoção de recall se problema afetar modelos no País. E orienta os pais a contatar a Graco para saber se terão que trocar a fivela.
A PROTESTE Associação de Consumidores orienta os pais que compraram assentos de carro para crianças da Graco, modelo Nautilus, a entrar em contato com a empresa (telefone 0800-774-9494) para saber se será preciso trocar as fivelas dos cintos, cujo defeito pode deixar as crianças presas. Os modelos afetados foram fabricados entre julho de 2010 e maio de 2013.

O Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa não soube informar se o defeito atingiu os modelos vendidos no Brasil, ou só as cadeirinhas compradas nos Estados Unidos, onde o recall foi anunciado para quase 2 milhões de assentos. Os pais que compraram o produto no exterior podem verificar pelo site internacional www.gracobucklerecall.com se o modelo foi afetado pelo problema e pedir a substituição da peça de forma gratuita.

Em fevereiro deste ano, a empresa já havia feito o recall de outros 3,8 milhões de assentos infantis também por conta de problemas na fivela, mas o Brasil não foi envolvido. Somando os dois casos, trata-se do maior recall deste tipo de produto da história. A empresa aconselha os consumidores a verificarem se seus assentos devem ter a fivela substituída e pedirem a troca.

Está sendo oferecido ainda também a fivela de substituição a qualquer consumidor que tenha um assento infantil da marca, mesmo não incluso no chamado, caso ele tenha interesse em atualizar a fivela para o modelo mais novo.

A empresa é obrigada pelo Código de Defesa do Consumidor a fazer um comunicado público nos diversos meios de comunicação, alertando para os riscos e orientando como pode ser feita a substituição da fivela do cinto. O recall deve ser feito pela empresa sempre que tomar conhecimento dos riscos e houver recolhimento do produto defeituoso em outros países.

No ano passado, no Brasil, as marcas Galzerano, Chicco e Burigotto já haviam promovido recall da fivela do cinto de segurança de cadeiras de bebê para automóveis (bebê-conforto) por conta do risco de abertura do fecho em caso de batida e eventual desprendimento da criança do dispositivo.