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Carros
Defeito em cinto pode deixar crianças presas em cadeirinhas
02 jul 2014A PROTESTE Associação de Consumidores orienta os pais que compraram assentos de carro para crianças da Graco, modelo Nautilus, a entrar em contato com a empresa (telefone 0800-774-9494) para saber se será preciso trocar as fivelas dos cintos, cujo defeito pode deixar as crianças presas. Os modelos afetados foram fabricados entre julho de 2010 e maio de 2013.
O Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa não soube informar se o defeito atingiu os modelos vendidos no Brasil, ou só as cadeirinhas compradas nos Estados Unidos, onde o recall foi anunciado para quase 2 milhões de assentos. Os pais que compraram o produto no exterior podem verificar pelo site internacional www.gracobucklerecall.com se o modelo foi afetado pelo problema e pedir a substituição da peça de forma gratuita.
Em fevereiro deste ano, a empresa já havia feito o recall de outros 3,8 milhões de assentos infantis também por conta de problemas na fivela, mas o Brasil não foi envolvido. Somando os dois casos, trata-se do maior recall deste tipo de produto da história. A empresa aconselha os consumidores a verificarem se seus assentos devem ter a fivela substituída e pedirem a troca.
Está sendo oferecido ainda também a fivela de substituição a qualquer consumidor que tenha um assento infantil da marca, mesmo não incluso no chamado, caso ele tenha interesse em atualizar a fivela para o modelo mais novo.
A empresa é obrigada pelo Código de Defesa do Consumidor a fazer um comunicado público nos diversos meios de comunicação, alertando para os riscos e orientando como pode ser feita a substituição da fivela do cinto. O recall deve ser feito pela empresa sempre que tomar conhecimento dos riscos e houver recolhimento do produto defeituoso em outros países.
No ano passado, no Brasil, as marcas Galzerano, Chicco e Burigotto já haviam promovido recall da fivela do cinto de segurança de cadeiras de bebê para automóveis (bebê-conforto) por conta do risco de abertura do fecho em caso de batida e eventual desprendimento da criança do dispositivo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa não soube informar se o defeito atingiu os modelos vendidos no Brasil, ou só as cadeirinhas compradas nos Estados Unidos, onde o recall foi anunciado para quase 2 milhões de assentos. Os pais que compraram o produto no exterior podem verificar pelo site internacional www.gracobucklerecall.com se o modelo foi afetado pelo problema e pedir a substituição da peça de forma gratuita.
Em fevereiro deste ano, a empresa já havia feito o recall de outros 3,8 milhões de assentos infantis também por conta de problemas na fivela, mas o Brasil não foi envolvido. Somando os dois casos, trata-se do maior recall deste tipo de produto da história. A empresa aconselha os consumidores a verificarem se seus assentos devem ter a fivela substituída e pedirem a troca.
Está sendo oferecido ainda também a fivela de substituição a qualquer consumidor que tenha um assento infantil da marca, mesmo não incluso no chamado, caso ele tenha interesse em atualizar a fivela para o modelo mais novo.
A empresa é obrigada pelo Código de Defesa do Consumidor a fazer um comunicado público nos diversos meios de comunicação, alertando para os riscos e orientando como pode ser feita a substituição da fivela do cinto. O recall deve ser feito pela empresa sempre que tomar conhecimento dos riscos e houver recolhimento do produto defeituoso em outros países.
No ano passado, no Brasil, as marcas Galzerano, Chicco e Burigotto já haviam promovido recall da fivela do cinto de segurança de cadeiras de bebê para automóveis (bebê-conforto) por conta do risco de abertura do fecho em caso de batida e eventual desprendimento da criança do dispositivo.