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Comércio Eletrônico

PROTESTE avalia a qualidade das chamadas feitas por aplicativo

14 nov 2017
A associação testou as versões para os sistemas operacionais Android e iOS

Usar aplicativos de ligações gratuitas no dia a dia já representa economia para muita gente especialmente no Brasil, que tem uma das mais altas tarifas do mundo por esse tipo de serviço. E para verificar a qualidade e o consumo de dados, a PROTESTE, Associação de Consumidores, avaliou os aplicativos mais baixados e teve resultados animadores.

A associação testou as versões para os sistemas operacionais Android e iOS e analisou, também, o Facetime, que já vem instalado no próprio aparelho da linha Apple.

Vale destacar que o Skype e o Viber oferecem ligações para telefones fixos e móveis, por isso exigem pagamento esses serviços. Fora isso, os aplicativos precisam apenas dos dados da sua franquia de Internet para funcionar, assim como os outros.

Geralmente as operadoras oferecem planos fixos de gigabytes a serem utilizados por mês, logo a principal preocupação do consumidor deve ser com o recebimento de dados (download).

 

Gasto em ligações de voz

A PROTESTE apurou que a diferença de gasto é sutil entre as tecnologias 3G e 4G ou até mesmo no Wi-Fi em uma ligação por voz. A diferença só será sentida caso a conversa seja muito longa.

Dos aplicativos avaliados, o WhatsApp foi o que menos consumiu dados nessa função tanto no Android quanto no iOS. Em um mês, por exemplo, ao falar todo dia durante 30 minutos, o consumidor gasta do seu pacote de dados 264 megabytes (MB) no Android e 300 MB no iOS. Por sua vez, a ligação por vídeo aumenta bastante este número.

O tempo de recebimento e de espera das chamadas pelos aplicativos também foi um critério avaliado. A associação conclui que sempre é maior do que nas ligações feitas por telefones móveis ou fixos, pois acabam informando antes que estão tocando, mas na verdade não começaram a chamar ainda.

A PROTESTE testou a demora para a chamada ser iniciada após apertar o botão "ligar" com o aplicativo aberto no celular que vai receber a ligação. O Hangout (iOS) se saiu pior, porque levou mais de cinco segundos chamar, mesmo fazendo barulho sonoro de estava chamando. O Google Duo (Android e iOS), WhatsApp (iOS), Messenger (iOS) e Facetime (iOS) foram os melhores avaliados, com menos de três segundos. Já quando os aplicativos estão fechados, que é a situação mais comum, a ligação demora mais tempo.

O Skype levou 13 segundos no Android e 9 no iOS. A média geral dos aplicativos aumentou e poucos conseguiram manter o toque no mesmo tempo do app aberto.

 

Facetime tem boa qualidade

Na qualidade da chamada, o Viber (Android) se destacou, por ter pouco retorno de voz no 3G e no 4G, e no Wi-Fi não mostrou atraso. O pior avaliado foi o Hangout (Android), que teve retorno e atraso na voz visíveis no 3G, 4G e no Wi-Fi. Já no iOS, todos foram considerados bons, em especial, o Facetime.

Para realizar ligações por vídeo, a melhor opção é o Messenger no Android, que apesar de apresentar som baixo, teve pouco atraso na voz e na imagem. No iOs, o Facetime fez a diferença, mais uma vez, com quase nenhum atraso e boa qualidade de imagem.

Ao considerar apenas o consumo de dados de voz, a melhor alternativa é o WhatsApps (iOS e Android). Já para vídeo, no Android, o Skype se saiu melhor, seguido pelo WhatsApp.


Segurança
No quesito segurança, foi analisado se os apps garantem criptografia da mensagem de ponta a ponta, o que a PROTESTE entende como essencial. O Skype e o Hangout (Android e iOS) não oferecem a proteção, por isso foram considerados ruins.