A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Comércio Eletrônico

PROTESTE avalia marca de babá eletrônica

02 ago 2017
De todas as opções avaliadas, aparelhos mais modernos podem não ser a melhor escolha

Ter um bebê em casa significa rotinas desreguladas, horas de sono escassas e muito cansaço. Para conseguirem dormir mais tranquilos e terem um pouco mais de ajuda em meio ao caos de um recém-chegado, muitos pais apostam nas babás eletrônicas como ferramenta para monitorar os pequenos. Por isso, a PROTESTE, Associação de Consumidores, testou esses produtos em versões com e sem Wi-Fi.

Antes de adquirir um aparelho desse tipo, é preciso pesquisar bastante, pois foi constatado que ainda há uma carência de aparelhos completos. Existem casos como o dispositivo MBP36S, da Motorola, que vem com um plugue de tomada fora do padrão brasileiro e isso é ilegal.

Uma das avaliações foi do manual de instruções, que precisa ser simples e didático além de bem ilustrado.

A marca Foscam Fosfobaby não é indicada pela PROTESTE, pois o aplicativo que consta no manual, além de ser o errado, ainda está em inglês, impedindo que o usuário consiga acessar a câmera no celular ou tablet, perdendo tempo e precisando de apoio.

Já o manual é basicamente de instalação e não explica os vários termos ou recursos do app, fazendo com que o consumidor tenha que descobrir conforme usa o dispositivo. O aplicativo do celular não emite nenhum som em caso de perda de sinal com a câmera, um risco se a casa ficar sem Internet no meio da noite. E, se a pessoa atender a uma ligação, perderá o monitoramento, ou seja, é necessário outro celular só para essa função.

Outra marca não indicada pela PROTESTE, é a Fisher-Price Bb 301, pois, de acordo com o estudo realizado pela Associação, essa babá eletrônica possui problemas em comum com o modelo da Foscam. Um exemplo é a mesma falta de aviso, em caso de desconexão com a câmera. O manual possui termos confusos e também deixa de incluir explicações sobre recursos e modos de uso, dificultando, ainda mais, a vida dos pais.

O erro mais grave, porém, é o sensor de movimento, que emite um alarme pela câmera - e não pelo receptor (celular ou tablet), como deveria ser. Assim, o bebê pode acordar assustado no meio da noite só por ter virado na cama.

Em comum, as duas marcas apresentam a falta de sigilo. Com hackers atuando diariamente em todo o mundo, usar aparelhos com Internet requer cuidados, tal como criar uma senha forte e criptografada, com números e símbolos, e alterá-la com frequência. E é necessário que o consumidor tenha muito cuidado para quem dá a senha do Wi-Fi e a do app da babá.

Para uma melhor utilização, é necessário compreender rapidamente o funcionamento desses produtos, e o manual do aparelho precisa ser simples e didático. Por isso, apesar das fotos em preto e branco, o Motorola MBP622 e Multikids Baby BB126 se saíram bem, trazendo informações claras. Por outro lado, o manual da AngelCare é redigido em português de Portugal, o que vai contra o Código de Defesa do Consumidor.

Em contrapartida, a AngelCare foi a que obteve a melhor pontuação no teste de versatilidade, contemplando todos os acessórios e recursos que facilitam o uso, tais como sensor de som, de movimento e localizador do receptor.

No entanto, foi constatado uma deficiência global entre todas as babás, pois não há um modelo que opere remotamente e que tenha um receptor próprio de imagem e de som específico para o produto, funcionando tanto com quanto sem Wi-Fi.

Excluindo as babás eletrônicas com Wi-Fi, todos os outros produtos possuem boa segurança, já que o alcance restrito de transmissão evita que intrusos consigam ter acesso de longe.

Diante desses resultados, a PROTESTE constatou que ainda há características que precisam melhorar em todos os aparelhos, como a versatilidade. Mas, apesar das falhas, há babás que cumprem o prometido, como a melhor do teste, Motorola MBP 622, e a escolha certa, Vtech VM311. E melhor ainda: ao optar pela segunda, em vez da primeira, você poupa R$ 267 (comparação dos preços mínimos)


SEM REGISTRO NA ANATEL


Nosso teste teria mais três modelos: Multikids BB209, Philips In.Sight B120S e Vista Tecnologia Siga-me Baby 4. Porém, ao verificarmos se os registros na embalagem, no produto ou no manual eram válidos na Anatel, constatamos que eles haviam sido cancelados. Apesar de poderem ser comercializados, devido a estoques no comércio, não recomendamos esses dispositivos e os retiramos de nosso teste. Vale saber que a babá Motorola MBP36S, que foi eliminada aqui, também tinha registro cancelado.