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Comércio Eletrônico

PROTESTE dá 9 dicas para quem vai comprar o presente do Dia dos Pais através do Marketplace

03 ago 2017
O Marketplace pode ser responsabilizado por quaisquer infrações cometidas pelo vendedor

O Dia dos Pais está chegando e o comércio digital promete lucrar com a data. De acordo com o levantamento realizado pela Infracommerce, empresa líder em full servisse para e-commerce na América Latina, o e-commerce possui uma expectativa de crescer 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Assim como o e-commerce, o Marketplace também é desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet. Porém, existe uma distinção entre os dois. O e-commerce é uma loja virtual em que uma empresa vende seus próprios produtos. Já o Marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa, em que vários outros lojistas podem se cadastrar e vender.

Atualmente as maiores lojas virtuais se tornaram Marketplace, ou seja, além de venderem e entregarem os produtos do seu estoque utilizam também “estoques e entregas” dos parceiros cadastrados em seu site. Desta forma, empresas pequenas de loja virtual conseguem ter a “vitrine” de sites maiores, e mais conhecidos, para vender os seus produtos.

O consumidor acaba ganhando na disponibilidade do produto e até mesmo, em alguns casos, economiza devido à competitividade entre as lojas. Porém, o crivo técnico para aceitação do produto destas Marketplaces não é tão bom assim e lojas menores acabam vendendo produtos importados que não possuem suporte da fabricante no Brasil.

No entanto, o Marketplace pode ser responsabilizado por quaisquer infrações cometidas pelo vendedor, ou seja, o consumidor não precisa ficar a mercê do jogo de empurra quanto ao verdadeiro culpado. Nestes casos, tanto a loja quanto o Marketplace são responsáveis pela garantia prevista em lei de 90 dias, contados a partir da entrega do produto, porém, sendo o vício de fácil constatação, tornando-se proibida qualquer restrição do fornecedor quanto a isso. Se o vício for oculto, o prazo se inicia a partir do momento em que ficar evidenciado.

Pensando nesse e em outras armadilhas, a PROTESTE – Associação de Consumidores- listou algumas dicas para que os consumidores possam presentear os seus pais sem nenhuma dor de cabeça. Confira:

1 - Verificar quem é o vendedor e entregador do produto
Apesar de estar pouco visível, é possível encontrar essa informação perto do preço do produto. É de suma importância pesquisar sobre a loja e verificar se não há reclamações sobre ela na internet. Se existirem muitas pessoas reclamando, você poderá ser o próximo.

2 - Pesquise, também, no site do tribunal de justiça do seu estado
Talvez dê um pouco mais de trabalho, mas vale muito a pena. Os tribunais divulgam a lista das empresas mais processadas, e isso indica que tais empresas têm muitos problemas. É sempre bom fugir de problema! Lembrando que facilidade e preço baixo pode ser um grande atrativo, porém o mais importante é a segurança.

3 - Peça orientação a um amigo
Caso saiba de alguém que já tenha comprado na loja em questão, pergunte se a compra foi tranquila, se a empresa cumpriu o prazo corretamente e se o produto chegou em perfeito estado. Se deu certo com o seu amigo, há muita chance de dar certo com você também.

4 - Certifique-se de que o site é seguro
É importante verificar se o site oferece segurança no registro dos dados pessoais e do número do cartão de crédito. Tem que a figura de um cadeado no canto direito superior da página na Internet.

5 - Fique atento ao comprovante
Após finalizar a compra, a loja deverá enviar um comprovante do pedido e do pagamento. Se não receber, o consumidor deve exigir imediatamente. O comprovante será fundamental para eventual reclamação junto ao Procon ou em ação judicial.

6 - Cuidado com dados pessoais sigilosos
Para efetuar uma compra, você terá de informar vários dados pessoais e sigilosos. Por isso, evite comprar utilizando computador de outra pessoa ou mesmo em rede de Internet coletiva, como lan house. Profissionais mau intencionados podem tentar roubar suas informações.

7 - Ofertas muito atrativas podem ser armadilha
Analise se a oferta está dentro da média do mercado. É um momento em que precisa ter frieza, pois a tendência é correr para aproveitar, mas pode ser uma armadilha. Desconfie das ofertas muito tentadoras, especialmente em Marketplaces, uma vez que em sites como esse, existem diversas ofertas para serem analisadas. É impossível todas as lojas do mercado oferecerem um produto a 100 e um site, isoladamente, oferecer por 10.

8 - Consulte a lista de sites fraudulentos
Antes de comprar, confira a lista atualizada de sites fraudulentos divulgada pelos órgãos de defesa do consumidor. Você pode acessar o ranking das empresas mais reclamadas no Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE, ou consultar o Procon de São Paulo, por exemplo, que divulga uma lista de sites que devem ser evitados.

9 - Você pode desistir da compra

Se chegar um produto diferente do que foi comprado, você pode desistir da compra e devolver o produto no prazo de 7 dias. O consumidor não é obrigado a ficar com um produto que não quis comprar. E mais, poderá desistir e devolver ainda que o produto esteja em perfeito estado e seja o mesmo comprado. Nem precisa justificar o motivo da devolução, basta olhar e não gostar. Essa é uma das vantagens da compra pela Internet ou por telefone.