Comércio Eletrônico

Cuidado com as liquidações em 2018: PROTESTE dá dicas de como aproveitar as ofertas

03 jan 2018
Consumidores precisam ter cautela e evitar compras por impulso para não estourar o orçamento e não cair em falsa armadilha do preço baixo

Após o bom momento das vendas de Natal que cresceram em média 6% em relação a 2016, as lojas online e off-line iniciaram as tradicionais promoções de “queima de estoque” de janeiro como a tradicional . Pensando nos consumidores que querem aproveitar a temporada de descontos a PROTESTE, Associação de Consumidores, selecionou algumas dicas sobre os cuidados necessários que eles precisam ter:

• Decida o que você quer comprar antes de sair de casa, após a pesquisa de preços. Para facilitar, desenvolvemos um plug-in que localiza produtos mais baratos (https://maisbarato.proteste.org.br/).

• Cuidado com a "falsa liquidação" ou vitrines que indicam promoções que pareçam ser as melhores. Nem sempre isso condiz com a realidade. Pesquise antes os preços em vários estabelecimentos para verificar se não se trata de uma promoção “isca”, ou seja, aquela exposta na vitrine, sem que haja este produto em estoque, mas que serve para o lojista “fisgar” o consumidor para oferecer um produto fora da promoção.

• Guarde todos os anúncios e panfletos de promoções. Esses materiais poderão ajudar numa eventual reclamação contra a empresa, em caso de descumprimento da oferta;

• Não compre por impulso só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade para você;

• Não tenha pressa. Avalie com cuidado os produtos.

• Veja se compensam as promoções do tipo "pegue dois, leve três", ou que deem brindes, descontos em segunda compra, sorteio de prêmios, etc;

• Tenha cuidado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição no caso de produtos de mostruário. Confira se não há defeitos que comprometam a utilização.

• No caso de produtos com pequenos defeitos – roupas com manchas, descosturadas ou eletrodomésticos com partes amassadas, ou ainda, móveis de mostruário – você deve exigir que a loja coloque na nota fiscal os problemas apresentados, detalhando-os.