A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Energia Elétrica

PROTESTE lança nova versão do Simulador de ICMS

08 ago 2017
No total, os moradores de mais 699 cidades poderão simular o valor da restituição do ICMS no site da Associação

Nesta terça-feira, 08, a PROTESTE – Associação de Consumidores – lançou uma atualização no Simulador de ICMS, que tem como função calcular o quanto o consumidor pagou a mais devido à cobrança indevida do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de luz.

Na nova versão do simulador foram incluídas outras 6 distribuidoras, aumentando o número de 30 para 36. Com isso a PROTESTE passou a atender cerca de 95% dos municípios do país
.
• Energisa (MG): 65 cidades;
• Elektro (SP): 219 cidades;
• Elektro (MS): 5 cidades;
• RGE (RS): 258 cidades;
• RGE Sul (RS): 124 cidades;
• EDP (SP): 28 cidades.

Nos últimos anos vêm sendo incluídos na base de cálculo do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os valores relativos às Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição e de Transmissão (TUSD e TUST).

No entanto o STJ decidiu que o ICMS destacado na fatura só pode incidir sobre os serviços diretamente prestados, não podendo ser cobrado sobre as taxas de transmissão (TUST) e distribuição (TUSD). Essa cobrança indevida abrange todos os estados e distribuidoras de energia.

Desde 2002, a PROTESTE vem contribuindo e agindo em favor do consumidor no setor de energia elétrica, reivindicando melhorias e respeito aos direitos dos consumidores.
No ano de 2004 ganhou ação que garante tarifas de energia acessíveis a consumidores de baixa renda. Com vitória por liminar, a conquista beneficiou mais de 5 milhões de consumidores em todo o país durante mais de 5 anos.

Em 2010, entrou com uma ação judicial por erro na conta de luz, pedindo, em ação civil pública, que a ANEEL estabelecesse uma forma de compensar os consumidores dos valores cobrados a mais nos últimos anos. No ano de 2013, posicionou-se contras as bandeiras tarifárias. Em solicitação à ANEEL foi pedido que o sistema de repasse imediato de gastos das usinas térmicas não fosse implementado, pois, além da possibilidade de não reduzir consumo de energia, aumentaria o valor pago pelo consumidor.

No ano de 2016 em ação judicial a PROTESTE contesta a legalidade das bandeiras tarifárias e pede a compensação ao que foi pago a mais durante um ano. A campanha promovida pela Associação mobiliza e conta com o apoio da sociedade para pressionar autoridades pedindo o fim da cobrança.

Neste ano, a PROTESTE lançou mais uma ação na área de energia em prol dos consumidores, denominada “Proteste pelo seu reembolso de ICMS”. A luta agora é pelo reembolso do ICMS cobrado pelos estados, que incluem taxas que não dizem respeito ao consumo de energia, que é o fato gerador do imposto, aumentando, indevidamente, o valor da conta. Através do Simulador de restituição do Imposto sobre a energia efetivamente consumida, desenvolvido pela Associação, o consumidor poderá estimar o que foi pago a mais em ICMS na sua conta de luz, nos últimos 5 anos para, então, decidir ir buscar o ressarcimento.

De acordo com os cálculos obtidos por meio do Simulador da PROTESTE, um cliente da Companhia Elektro (SP), que pagou R$200 na conta de luz nos últimos meses, poderia obter uma restituição de R$ 1.785. O valor cobrado a mais na conta de luz representa em média 13% do total da fatura. A alíquota do ICMS pago por ele foi 25%.

A PROTESTE considera abusiva a cobrança do ICMS na conta de luz e incentiva que os consumidores façam valer os seus direitos e busquem reaver os valores indevidamente cobrados. Caso o consumidor queira saber como conseguir o ressarcimento apontado pelo Simulador, basta entrar em contato com a PROTESTE através do telefone 0800 282 2210 ou por meio do link www.proteste.org.br/energia.