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Carros

Resultados muito fracos para o Mobi e o N300 e avanços para o New Rio Sedan

01 ago 2017
A versão do Chevrolet N300 para passageiros, uma minivan produzida na China, obteve fraca proteção no teste de impacto frontal, ganhando zero estrela para a proteção do ocupante adulto e uma estrela para a proteção do ocupante criança.

A quarta série de resultados de 2017 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), acabou de divulgar um decepcionante resultado de zero estrela para a versão de passageiros do Chevrolet N300, apenas uma estrela para o Fiat Mobi e duas estrelas para o Kia New Rio Sedan.

A versão do Chevrolet N300 para passageiros, uma minivan produzida na China, obteve fraca proteção no teste de impacto frontal, ganhando zero estrela para a proteção do ocupante adulto e uma estrela para a proteção do ocupante criança. A falta de airbags e a estrutura instável explicam o alto risco de lesões registrado. A proteção dos ocupantes crianças também foi fraca, o veículo contava com cintos de segurança de dois pontos em dois dos três bancos da segunda fila (onde são instaladas as cadeirinhas de crianças). Não conta com ancoragens ISOFIX e carece completamente de instruções sobre a instalação adequada dos Sistemas de Retenção Infantil (SRIs). O teste de colisão lateral foi feito a pedido do fabricante, mostrando proteção marginal para o tórax do adulto. Ambas as portas laterais do lado impactado se abriram no teste de colisão.

O Fiat Mobi, produzido no Brasil, ganhou uma estrela para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante criança. O Mobi proporcionou proteção marginal ao peito dos adultos no teste de impacto frontal, estrutura estável nesse impacto, sendo fraca a proteção proporcionada ao peito do adulto no impacto lateral. O desempenho estrutural do Mobi no impacto lateral mostrou uma alta penetração igual que no modelo do Chevrolet Onix, recentemente publicado. A falta de airbags laterais junto com o ruim desempenho estrutural explicam a baixa pontuação obtida. A porta traseira se abriu no teste de batida de impacto lateral, expondo os ocupantes a potenciais riscos. A falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos bancos, bem como o fato de não contar com ancoragens ISOFIX padrão, preocupa o Latin NCAP, já que isso limita a instalação dos SRIs.

O Kia New Rio Sedan, fabricado no México, ganhou duas estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil. Esse novo modelo do Rio Sedan oferece um airbag para o motorista como padrão. A estrutura na batida frontal foi considerada estável, mostrando um bom desempenho no impacto lateral; contudo, a falta de airbags laterais limitou sua capacidade para proporcionar uma melhor proteção. O modelo não conta com freios ABS nem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, fato que surpreende o Latin NCAP, pois é um novo modelo de um segmento muito concorrido que em outros mercados proporciona ESC, mais airbags e maior segurança. A falta de ancoragens ISOFIXs, de cintos de três pontos em todas as posições de assentos, os problemas quanto à instalação dos SRIs e as instruções de instalação limitadas para os SRIs explicam as duas estrelas obtidas para a proteção da criança.

Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, disse: "É decepcionante que, depois de passados sete anos da Década de Ação para a Segurança Viária da ONU, nenhum país da América Latina ainda conte com regulamentação efetiva obrigatória de ESC e de proteção contra impactos laterais. Os governos latino-americanos estão, ainda hoje, mais de 20 anos retrasados quanto às regulamentações europeias e estadunidenses a respeito da segurança dos veículos. De um lado, parte desses governos estão dispostos a melhorar, de outro, infelizmente, aquelas que assinam as decisões estão influenciadas pelo lobby da indústria para adiar ou bloquear as regulações. Isso deve parar. O Latin NCAP mostrou a capacidade de impulsionar o mercado para obter carros mais seguros além das exigências governamentais. Os governos devem ter uma cooperação mais ativa com o Latin NCAP e fazer obrigatórias a regulamentações dos testes de batida sem que as estelas sejam uma limitante para vender os veículos".

Ricardo Morales Rubio, presidente da Comissão Diretora do Latin NCAP, disse: "É inaceitável que em 2017 os modelos mais populares sejam vendidos com padrões tão baixos de segurança, sendo que os fabricantes oferecem boa segurança padrão para todos os consumidores em mercados como os dos EUA por valores bem mais baixos. Os consumidores da América Latina não devemos pagar mais por maior segurança, a segurança dos veículos deve ser democratizada em nossa região."