A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Serviços Financeiros

X Seminário PROTESTE: o consumidor e o acesso ao crédito

14 ago 2012, 08:30 - 14 ago 2012, 16:00

As consequências do crescimento da oferta de crédito e os seus riscos serão debatidos por especialistas brasileiros e do exterior, no X Seminário Internacional PROTESTE de Defesa do Consumidor, que será realizado em São Paulo, no próximo dia 14 de agosto, com apoio da FGV e da Consumidor Moderno. O tema do evento será: "Novo cenário da economia brasileira: o consumidor e o acesso ao crédito".

A PROTESTE divulgará no evento pesquisa sobre endividamento das famílias, e o estudo sobre a satisfação do consumidor em relação aos serviços bancários. O comprometimento cada vez maior da renda do cidadão brasileiro com o aumento do endividamento é preocupante. Será uma oportunidade única de debater este tema que afeta a vida de praticamente todos os brasileiros.

As inscrições para o seminário são gratuitas, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. O evento será realizado no Hotel Pullman Vila Mariana, das 8h30 às 16 horas.

As instituições financeiras têm parte da responsabilidade neste cenário de endividamento ao estimular o uso do cartão de crédito, cujas taxas de juros foram as únicas a não ter reduções recentemente. Mantêm se os juros estratosféricos que colocam a pessoa em uma situação de endividamento praticamente impagável. O mercado continua com práticas não transparentes e cheio de armadilhas para o consumidor.

A PROTESTE tem advertido os cidadãos a não comprometer parte expressiva de seu salário, aposentadoria ou pensão com dívidas. Tem defendido o controle do orçamento familiar e o uso do crédito para a aquisição de bens mais importantes para a família, como um imóvel para moradia.

As mudanças na economia brasileira serão temas dos expositores: Cláudio Considera – economista e professor da Escola de Economia do Rio de Janeiro da FGV e José Dutra Vieira Sobrinho, economista e professor, vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil e Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Atuarão como debatedores da pesquisa da PROTESTE sobre endividamento das famílias: Roberto Meir, publisher e CEO da Revista Consumidor Moderno; Amaury Martins de Oliva, coordenador-geral de Consulta Técnica e Processo Administrativo do Ministério da Justiça; José Reinaldo de Lima Lopes, professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV e um representante do Ministério da Fazenda.

O painel que debaterá o papel dos juros no endividamento terá como moderador: Paulo Arthur Lencioni, diretor executivo da Fundação Procon/SP. Para abordar as políticas governamentais de incentivo ao crédito, o expositor será: Samy Dana, professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV. E para debater a evolução da inadimplência do consumidor, o expositor será Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.

A Proteção do Consumidor no G20 será abordada por David Ortega, advogado, representante das entidades europeias no G20 e chefe de relações públicas internacionais da Organización de Consumidores y Usuarios/OCU.

O painel que discutirá a relação consumidor versus sistema financeiro terá como moderador o jornalista Luis Nassif , articulista da Agência Dinheiro Vivo. A pesquisa de satisfação do consumidor com os serviços bancários será apresentada pela técnica da PROTESTE, Melissa Reis. 

Para debater sobre a pesquisa foram convidados: Murilo Portugal Filho, presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do departamento de normas do sistema financeiro do Banco Central do Brasil/BACEN e Edgar Moreira, diretor permanente da Comissão de Controle de Cláusulas Abusivas do Brasilcon e Françoise Domont, advogada e gerente de Informação Jurídica, Internacional, Econômica e Financeira da Euroconsumers.

Baixe também uma cartilha informativa sobre os direitos do consumidor na contratação de crédito bancário.

Auditório Hotel Pullman Rua Joinville, 515 - Vila Mariana - São Paulo/SP