A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

XII Seminário PROTESTE: durabilidade dos produtos

27 ago 2014, 09:00 - 27 ago 2014, 17:00

Estamos com inscrições abertas para o XII Seminário Internacional PROTESTE de Defesa do Consumidor, cujo tema será "Durabilidade dos produtos: a troca por um novo modelo é inevitável?"

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas. O evento será realizado em São Paulo, no próximo dia 27 de agosto, das 9h às 17h, na Rua Machado Bittencourt, nº 361 - Térreo, na Vila Clementino. Será fornecido certificado. Durante o evento, será divulgado o resultado de pesquisa da percepção dos consumidores sobre a durabilidade dos produtos.

Convidamos especialistas de diversas áreas do Brasil e do exterior para discutir o impacto do frequente lançamento de novos produtos, com durabilidade menor do que se espera. Estarão em debate as garantias legais, as inovações tecnológicas, o impacto ambiental e os gastos desnecessários para o consumidor estimulado a descartar os produtos.

A diretora de Segurança e sustentabilidade do BEUC, Associação Europeia de Defesa do Consumidor, Sylvia Maurer, abordará a durabilidade dos produtos e a garantia. A mesma mesa redonda terá também a participação de José Geraldo Brito Filomeno, especialista em Direito do Consumidor, e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Roberto Grassi Neto.

O debate sobre o impacto ambiental do descarte massivo de produtos e a sustentabilidade contará com a participação de Luis Eduardo Flores, especialista da Consumers International e do Promotor de Justiça de Meio Ambiente de São Paulo, José Eduardo Lutti.

A inovação tecnológica será debatida por Marcos A. Borges, chefe-substituto da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac) da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e por Luiz Alberto Zanardi, coordenador setorial da Linha Branca da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). 

O resultado da pesquisa da PROTESTE sobre a percepção do consumidor quanto à durabilidade dos produtos
será apresentada pela especialista Michelle Marques e comentada pela jornalista Lourdes Nassif, da agência Dinheiro Vivo. 

Acesse nosso hotsite e confira o programa completo e tudo o que rolou no seminário, desde as apresentações dos palestrantes até as propostas colhidas ao final.  
Auditório do Edifício New Place Rua Machado Bittencourt, 361 - Térreo - Vila Clementino, São Paulo (próximo à estação do Metrô Santa Cruz).